Portfólio vai dar crédito a companhias que encontram portas fechadas nos bancos.

A Itaú Asset fechou a primeira parceira feita pela casa para a criação de um fundo de ativos “estressados” – ou “distressed assets”, na denominação em inglês. A gestora está lançando um portfólio em colaboração com a consultoria RK Partners, especializada em recuperação de empresas e famosa por ter participado da reestruturação de casos célebres, como os do grupo X, do empresário Eike Batista, da Odebrecht e de várias outras empresas envolvidas na Operação Lava-Jato.

Leia também demais posts relacionados a Itaú Asset no Portal Fusões & Aquisições.

 

Concessão de crédito

O fundo de investimento vai atuar na concessão de crédito e na busca de soluções para resgatar empresas que enfrentam dificuldades de liquidez e depreciação de ativos, mas ainda mantêm potencial de voltar aos trilhos e retomar o crescimento. De acordo com o co-fundador e CEO da RK Partners, Ricardo Knoepfelmacher, “temos mais de 400 empresas com dívidas acima dos R$ 150 milhões e em uma situação na qual as garantias já estão todas tomadas em instituições”. Segundo o executivo, “são empresas muito alavancadas para os bancos aceitarem o risco de mais crédito, mas que precisam de apoio para retomar o rumo”.

O fundo criado na parceria entre Itaú Asset e RK vai atuar em três frentes: na concessão de crédito, na compra com deságio de dívidas em situações especiais (“special situations”) e oportunidades táticas de aquisição de recebíveis, capital de giro ou outros ativos financeiros de curto ..…Leia mais em valoreconômico 29/09/21