Jean Boulle Group – aquisição no valor de mais de US$ 250 milhões realizada pela Abbott Laboratories da empresa de válvulas mitrais Tendyne Holdings confirma a linhagem do grupo para fazer grandes descobertas em série, da tecnologia de minas até a médica.

JeanBoulle Medtech Ltd, uma empresa de tecnologia médica do Jean Boulle Group (www.jeanboullegroup.com) e investidora fundadora da Tendyne Holdings, Inc. (“Tendyne”), está satisfeita em anunciar que a Abbott Laboratories (NYSE: ABT) concluiu sua aquisição da Tendyne (www.tendyne.com). A Abbott adquire, assim, as ações restantes da Tendyne que ainda não possui, por US$ 250 milhões, mais futuros pagamentos potenciais associados aos marcos regulatórios. Esta aquisição culmina uma relação que começou quando a Jean Boulle Medtech deu as boas-vindas à Abbott como um investidor estratégico inicial na Tendyne. A Jean Boulle Medtech trabalhou com o investidor mais recente da Tendyne, a Apple Tree Partners, para ajudar a concluir a transação.

A Tendyne desenvolveu uma válvula cardíaca especificamente concebida para tratar da anatomia mitral complexa da regurgitação mitral de etiologia funcional, degenerativa e mista – uma desordem na qual a válvula mitral no lado esquerdo do coração não fecha corretamente. A regurgitação mitral esquerda não tratada pode levar à insuficiência cardíaca e morte. Milhões de pessoas, só nos Estados Unidos, irão beneficiar-se da substituição da valva mitral.

A válvula mitral da Tendyne é literalmente colocada dentro de um coração que bate através de um transcateter e não requer cirurgia de coração aberto. Assim, não há necessidade de parar o coração, como tem sido o caso até agora. Um cateter entra na parte inferior do coração através de um pequeno tubo inserido em uma pequena incisão no peito do paciente. O médico usa o tubo para implantar a válvula e posicioná-la para que repouse sobre a válvula mitral existente do coração. Em seguida, ela é fixada firmemente no lugar por um fio regulável. A válvula é totalmente recuperável e reposicionável e é costurada em uma estrutura de nitinol. O nitinol é uma “liga com memória de forma” superelástica de níquel e titânio, cuja flexibilidade facilita a implantação, mas recupera a sua forma original quando retorna à temperatura normal do corpo do paciente.

A composição de liga de níquel/titânio da válvula Tendyne é derivada de uma história empresarial de fazer grandes descobertas, que a Tendyne tem em comum com outras três empresas do Grupo Jean Boulle. A primeira empresa fundada foi a Diamond Fields Resources, Inc, que descobriu um dos maiores e mais ricos depósitos de níquel do mundo em Voisey Bay, Canadá. A segunda empresa fundada foi a Titanium Resources Group Ltd e reiniciou e redescobriu uma das maiores e mais ricas minas de titânio do mundo em Serra Leoa. A terceira foi a World Titanium Resources, que descobriu e está desenvolvendo um dos maiores depósitos de titânio, e de mais alta qualidade do mundo, no sudoeste de Madagascar.

A válvula Tendyne está passando atualmente por testes clínicos nos Estados Unidos, Grã-Bretanha e Austrália, como parte de um estudo de viabilidade global multicêntrico sobre a segurança e desempenho da válvula Tendyne em pacientes com insuficiência mitral sintomática de etiologia degenerativa ou funcional, cujas condições médicas de alguns destes pacientes iriam, de alguma forma, torná-los inoperáveis. Os resultados iniciais dos pacientes têm sido positivos, com a maioria, se não todos os pacientes, não apresentando regurgitação da válvula mitral após a alta do hospital, depois de alguns dias da cirurgia.

A válvula Tendyne foi implantada com sucesso em pacientes em instituições médicas de renome internacional como o Royal Brompton Hospital, em Londres, Inglaterra (http://www.rbht.nhs.uk/media/press-releases/worlds-first-implantation-of-new-heart-valve-at-royal-brompton-hospital/), Hospital St Vincent em Sydney, Austrália e The Minneapolis Heart Center no Abbott Northwestern Hospital em Minneapolis, Minnesota (http://www.mplsheart.org/minneapolis-heart-institute-foundation-performs-1st-us-implant-of-valve-replacement-device/). Outras instituições médicas de prestígio no universo em expansão dos ensaios clínicos da Tendyne incluem o Baylor Heart and Vascular Center, em Dallas, Texas, Cleveland Clinic Foundation, em Cleveland, Ohio, Hospital St. Francis, em Roslyn, Nova Iorque e o Hospital da Universidade de Oslo, em Oslo, Noruega.

PublicidadeFechar anúncio
Os membros da equipe médica consultiva da Tendyne incluem: Mark Gillinov, médico do The Cleveland Clinic Heart Center; Paul Grayburn, médico do Baylor Jack and Jane Hamilton Heart and Vascular Hospital; Lucian Lozonschi, médico e professor associado de cirurgia cardíaca da Escola de Medicina e Saúde Pública da University of Wisconsin; Georg Lutter, médico da University of Kiel; Eduardo de Marchena, médico e professor de medicina e cirurgia e decano associado de Medicina Internacional, University of Miami Health System; Mark Reisman, médico e professor clínico de medicina da University of Washington; Murat Tuzcu, médico do The Cleveland Clinic; e Horst Sievert, médico.

Jean Boulle Medtech é uma subsidiária da divisão médica do grupo de empresas Jean Boulle. Esta divisão investe em tecnologia médica e inclui empresas como a Jean Boulle Medtech (Ocudyne) Ltd., que é a investidora fundadora em um projeto que explora a causa e uma cura para a degeneração macular relacionada à idade, uma das principais causas de cegueira no mundo inteiro.

Sobre a divisão de medicina do Jean Boulle Group

A divisão de medicina do Jean Boulle Grupo investe em tecnologias médicas promissoras com financiamentos e oferece suporte corporativo e técnico. Esta divisão aceita responder perguntas.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal. Ver a versão original em businesswire.com: Leia mais em R7 08/09/2015