A startup curitibana Contraktor recebe investimento da KPTL para acelerar a transformação do mercado de gestão de documentos e assinatura eletrônica

Pandemia apressou a digitalização dos serviços e impulsionou expansão da empresa, que fechou 2020 com crescimento de 260% no faturamento e 50 funcionários; Rodada de R$ 2 milhões ajudará na expansão dos times e nas integrações de softwares

Híbrida e versátil, a Contraktor nasceu como uma lawtech, mas hoje se posiciona mais como uma “fintech não-óbvia”. Uma empresa especializada em gestão de contratos que oferece assinatura eletrônica como um serviço adicional gratuito. Agora, a companhia curitibana fundada em 2017 recebe um investimento inicial de R﹩ 2 milhões – que pode alcançar até R﹩ 5 milhões – feito pela KPTL e entra no portfólio de uma das maiores gestoras de Venture Capital do Brasil. Os recursos são do Fundo Criatec 3, que tem o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) como um dos principais cotistas.

Leia também demais posts relacionados a GESTÃO DE DOCUMENTOS  no Portal Fusões & Aquisições

A missão da Contraktor é acelerar o processo de fechamento de negócios pelas empresas. Bruno Doneda, CEO da startup, conta que lá atrás identificou vários gargalos nesse movimento, quando a maioria do mercado ainda ignorava os benefícios dos documentos digitais. “Hoje cerca de 10% da receita anual das empresas é perdida por conta da má gestão deste fluxo documental, sem falar no desperdício do ativo mais importante das pessoas: o tempo. Para resolver isso, democratizamos a tecnologia de modo a reduzir a burocracia, revolucionando a maneira como pessoas e empresas celebram negócios e contratos.”, explica Doneda.

Segundo Henrique Flores, CPO da Contraktor, a estratégia de crescimento está atrelada a uma valiosa experiência prévia de uso do produto para facilitar a conversão dos clientes. “Investiremos o aporte em amadurecimento do produto. Além da expansão dos times para dar velocidade às integrações com outros softwares. Enxergamos como uma oportunidade, pois hoje é preciso usar quatro ou cinco sistemas separados. Podemos integrar programas e resolver o problema do cliente, automatizando toda a cadeia de contratação”, afirma Flores.

Vários aspectos da empresa atraíram o olhar da KPTL, como explica Leandro Pereira, Head de Investimentos. “O mercado tem demonstrado forte interesse com soluções ágeis. Desburocratizar é um tema latente e a Contraktor faz isso com excelência. É uma empresa visionária e inovadora em sua essência. Resolve claramente uma dor de um mercado endereçável muito representativo. Há um claro potencial de escalabilidade”, detalha Pereira.

Essencialmente a Contraktor é um Software as a Service (SaaS) focado em pequenas e médias empresas que também atende grandes clientes como Unimed e Branco do Brasil. O investimento em integrações possibilitará uma entrega ainda mais completa para empresas desse porte

A partir de março de 2020, a pandemia do novo Coronavírus deixou claro o potencial para digitalizar, que os empreendedores previram lá atrás. “Resolvemos ser protagonistas dessa mudança. A pandemia impulsionou a Contraktor. Tivemos um crescimento de 260% ano passado”, relata Doneda.

Antes deste aporte do Fundo Criatec 3, a Contraktor já havia recebido um investimento da Preâmbulo Tech, companhia de soluções jurídicas digitais que também faz parte do portfólio da KPTL. A Contraktor já participou de três programas de aceleração, entre eles o Seed, promovido pelo Governo de Minas Gerais, o da VISA e o TheHop, da cervejaria espanhola Estrella Galicia. Além disso, tem o selo “Scale-Up Endeavor”, pertencendo a um programa mundial que contempla um grupo de empresas de alto potencial de crescimento.

Mercado aquecido, clientes satisfeitos

Em 2020 a Contraktor lançou o portal AssinaturaGratis.com, com o propósito de democratizar o serviço no Brasil. “Acertamos muito no timing. Desde então impactamos mais de 500 mil usuários e geramos uma massa de ‘embaixadores’ que apoiam o projeto e que acabam indicando novos clientes. Existem casos de pessoas físicas que trabalhavam em grandes empresas, que depois se tornaram clientes corporativos”, relembra Doneda.

Para entender o tamanho e o potencial desse aquecido mercado vale dizer que a DocuSign, líder global no setor, comprou a Spring CM de gestão de contratos por US﹩ 220 milhões. Por sua vez, a Icertis é um unicórnio indiano do segmento que recebeu rodada de US﹩ 115 milhões em 2019.

Joseane Cruz, analista do Departamento Pessoal da Samba Tech, empresa de software para educação à distância (EAD) conta sua experiência com a Contraktor. “A plataforma ajudou a otimizar o tempo na admissão. Os documentos estão mais acessíveis e a tecnologia utilizada contribui bastante para que os processos sejam mais rápidos e completos”, relata Cruz. “Perdíamos muito tempo com o ‘vai e vem’ de documentos e isso gerava um certo desconforto com o fornecedor”, descreve Valnir Júnior, analista de Governança de TI da BrasilCap.

A digitalização também transformou a rotina de André Rosado Pereira, analista de Compras e Contratos da Unimed Florianópolis. “Nosso controle de contratos e assinaturas era todo manual, feito em planilhas. Temos muitos contratos e esse controle era muito trabalhoso”, diz Pereira. Já Ithaara Sagaz, especialista em seguridade na Quanta Previdência, relata o papel do software da Contraktor durante a pandemia. “A Contraktor já estava sendo muito útil para a Quanta que está passando por uma transformação digital. Mas agora, nesse momento em que estamos passando por essa pandemia, está sendo fundamental”, diz Sagaz.

A Contraktor também está trabalhando num processo de rebranding. “Estamos adaptando o contexto à nossa realidade atual. Tínhamos 10 funcionários, agora temos 50. O negócio amadureceu depois da pandemia. Para fazer essa conexão com esse novo mundo pós-Covid resolvemos ter uma marca mais atualizada”, conta Henrique Flores.

Por fim, os empreendedores concluem sobre a nova rodada. “Esse investimento é um selo, validação, de que estamos no caminho certo. A KPTL é uma das maiores gestoras, tanto em capital gerenciado como em cases bacanas na carteira. E é também um combustível para o nosso próximo ciclo. Preparar o terreno para uma próxima rodada”, afirma Doneda. Flores acrescenta que “a KPTL tem um perfil muito de governança corporativa, que vai nos ajudar a profissionalizar os negócios e nos preparar para a próxima oportunidade”, acrescenta Henrique Flores.

Com informacões de Felipe Mortara – Kyvo  PR