A multinacional americana Kraft, segunda maior fabricante mundial de alimentos, anunciou hoje o corte de 1,6 mil pessoas como resultado do processo de reestruturação da companhia, que irá resultar na sua divisão (“spin-off”) em duas empresas – uma de produtos de mercearia nos Estados Unidos e outra de petiscos, biscoitos e chocolates, com atuação em nível global.

Os cortes serão feitos ao longo de 2012 e estão concentrados na América do Norte, comunicou a Kraft. Cerca de 40% das 1,6 mil demissões se devem ao realinhamento dos negócios nos Estados Unidos.

“Quando nós anunciamos em agosto nossa decisão de criar duas companhias de nível mundial, nós dissemos que ambas seriam mais magras, organizações mais competitivas”, afirmou Irene Rosenfeld, presidente mundial da Kraft. “Desde o ano passado, o time americano vem trabalhando em racionalizar as operações para entregar um desempenho em uma escala sustentável e continuar a investir em nossas marcas ícones. Nós estamos confiantes que este trabalho de transformação vai melhorar a eficácia e estimular o futuro desempenho das duas companhias”, disse a executiva.

Às 12h30 no horário local (15h30 no Brasil), o valor da ação da Kraft na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) estava subindo 1,8%, para US$ 38,46. Por Daniele Madureira
Fonte:Valor17/01/2012