O grupo L’Oreal comprou a start-up suíça Gjosa (palavra islandesa para “geyser”), que oferece chuveiros sustentáveis para salões de beleza que economizam até 69% de água graças a um processo de “micronização”.

A L’Oréal já tinha feito um primeiro investimento minoritário na Gjosa em 2021 através do seu fundo de capital de risco Bold (Business Opportunities for L’Oréal Development). Como a L’Oréal explicou ao FashionNetwork.com, durante o desfile VivaTech 2023 em Paris, os chuveiros de mão Gjosa já equipavam 10.000 salões de beleza na Europa e no Oriente Médio no ano passado. O que, segundo o grupo, representaria uma economia equivalente a 72 piscinas olímpicas. A L’Oréal espera aumentar esse número para 200 mil endereços.

L'Oréal adquire especialista em economia de água em salões de beleza Gjosa

“Até 2030, espera-se que quase 60% da população mundial esteja exposta ao stress hídrico. A combinação da ciência e da tecnologia desempenhará um papel decisivo nas nossas ações para proteger este precioso recurso”, explica Barbara Lavernos, vice-diretora geral responsável pela investigação, inovação e tecnologia da L’Oréal. “Com a integração oficial da Gjosa no grupo L’Oréal, seremos capazes de acelerar a pesquisa e a inovação e a comercialização de soluções tecnológicas de beleza mais inovadoras e sustentáveis ​​para os mercados profissionais e para o público em geral.”

Lançada em 2016, a Gjosa é liderada por Laurent Manca e conta entre os seus fundadores com Elmar Mock, coinventor do relógio Swatch.

Com 87.400 colaboradores e 37 marcas internacionais, o grupo L’Oréal registrou um volume de negócios de 38,26 bilhões de euros em 2022. Nos primeiros três meses do exercício de 2023, a empresa registou um aumento de 12,6% no seu volume de negócios com estrutura e taxas de câmbio idênticas. A próxima assembleia geral está prevista para 21 de abril em Paris… leia mais em Fashion Network 11/01/2024