A americana Liberty Global, sócia da Telefónica na operadora britânica Virgin Media O2, anunciou esta segunda-feira a aquisição de acções representativas de 4,92% do capital da sua rival no mercado britânico Vodafone Group.

A Liberty detalhou em comunicado que adquiriu 1.335 milhões de ações da Vodafone, operação que exigiu um financiamento com recursos próprios de cerca de 225 milhões de libras (254 milhões de euros).

A empresa indicou que não exige aprovação regulatória para essa compra e não tem intenção de obter representação no conselho de administração da teleco britânica.

“Acreditamos, como muitos outros, que o preço atual das ações da Vodafone não reflete o valor subjacente de longo prazo de seus negócios operacionais”, disse o CEO da Liberty, Mike Fries.

Liberty Global sócia da Telefónica na Virgin Media O2 compra 5% da Vodafone

O investimento aumenta o portfólio de investimentos da Liberty, que inclui mais de 75 empresas e fundos em setores como tecnologia, infraestrutura e mídia.

O grupo norte-americano tem participações em empresas como o canal britânico ITV, o conglomerado de mídia Televisa Univision e as corridas de carros elétricos da Fórmula E.

“Continuamos a ser disciplinados com nosso capital e esperamos que os fundos usados ​​para financiar esse investimento sejam recuperados por meio da venda de outros ativos não essenciais ao longo do tempo”, acrescentou Fries.

O gestor explicou ao jornal “Financial Times” que os títulos da Vodafone são “baratos” e a compra de ações é um investimento “oportunista”.

Ele também argumentou que o mercado britânico, com quatro operadoras móveis, é uma “anomalia”, quando em países como Irlanda, Bélgica, Holanda e Suíça “elas se consolidaram em três”… leia mais em Intereconomia 13/02/2023