Eli Lilly and Company (NYSE: LLY) e POINT Biopharma Global, Inc. (NASDAQ: PNT) anunciaram hoje um acordo definitivo para a Lilly adquirir a POINT, uma empresa radiofarmacêutica com um pipeline de terapias de radioligantes em estágio clínico e pré-clínico em desenvolvimento para o tratamento de Câncer. A terapia com radioligantes pode permitir o direcionamento preciso do câncer, ligando um radioisótopo a uma molécula de direcionamento que fornece radiação diretamente às células cancerígenas, permitindo uma eficácia antitumoral significativa e, ao mesmo tempo, limitando o impacto nos tecidos saudáveis.

Os principais programas do POINT estão em fase final de desenvolvimento. PNT2002 1 é uma terapia de radioligante direcionada ao antígeno de membrana específico da próstata (PSMA) em desenvolvimento para pacientes com câncer de próstata metastático resistente à castração (mCRPC) após progressão no tratamento hormonal. Os dados principais deste estudo são esperados para o quarto trimestre de 2023. PNT2003 1 é uma terapia de radioligante direcionada ao receptor de somatostatina (SSTR) em desenvolvimento para o tratamento de pacientes com tumores neuroendócrinos gastroenteropancreáticos (GEP-NETs). Além do pipeline clínico em estágio final, o POINT possui vários programas adicionais em estágios iniciais de desenvolvimento clínico e pré-clínico. Além disso, a POINT opera um campus de produção radiofarmacêutica de 180.000 pés quadrados emIndianápolis, bem como um centro de pesquisa e desenvolvimento radiofarmacêutico emToronto. Estas instalações serão utilizadas juntamente com a extensa rede de parceiros da cadeia de abastecimento da POINT para o fornecimento de radioisótopos e seus precursores.

Lilly adquirirá a POINT Biopharma

“Ao longo dos últimos anos, vimos como radiofármacos bem concebidos podem demonstrar resultados significativos para pacientes com cancro e integrar-se rapidamente nos padrões de cuidados, mas o campo permanece nos primeiros dias do impacto que pode vir a proporcionar”, disseJacob Van Naarden, presidente da Loxo@Lilly, unidade de oncologia daEli Lilly e Companhia. “Estamos entusiasmados com o potencial desta modalidade emergente e vemos a aquisição da POINT como o início de nosso investimento no desenvolvimento de múltiplos medicamentos radioligantes significativos para cânceres difíceis de tratar, como fizemos na descoberta de medicamentos oncológicos biológicos e de pequenas moléculas e desenvolvimento. Estamos ansiosos para dar as boas-vindas aos colegas da POINT Lillye trabalhando juntos para aproveitar suas conquistas à medida que desenvolvemos um conjunto de novos tratamentos significativos com radioligantes para pacientes.”

Joe McCann, Ph.D., CEO da POINT acrescentou: “A combinação da equipe, infraestrutura e capacidades da POINT comLillyos recursos e a experiência globais da empresa poderiam acelerar significativamente a descoberta, o desenvolvimento e o acesso global aos radiofármacos. Estou ansioso por um futuro onde pacientes de todo o mundo possam beneficiar das novas opções de tratamento do cancro tornadas possíveis pela união das nossas duas empresas hoje.”

Termos do Acordo

Lilly iniciará uma oferta pública para adquirir todas as ações em circulação da POINT por um preço de compra de$120,50 por ação em dinheiro (um total de aproximadamente US$ 1,4 bilhão) a pagar no fechamento. A transação foi aprovada pelos conselhos de administração de ambas as empresas.

A transação não está sujeita a qualquer condição de financiamento e deverá ser concluída perto do final de 2023, sujeita às condições habituais de fechamento, incluindo a oferta da maioria das ações ordinárias em circulação da POINT e a aprovação da transferência de licença do Comissão Reguladora Nuclear dos EUA. Após o fechamento bem-sucedido da oferta pública, a Lilly adquirirá quaisquer ações da POINT que não sejam ofertadas na oferta pública por meio de uma fusão em segunda etapa pelo mesmo valor pago na oferta pública.

O preço de compra a pagar no fechamento representa um prêmio de aproximadamente 87% sobre o preço de fechamento das ações da POINT em 2 de outubro de 2023, último dia de negociação antes do anúncio da transação, e 68% sobre o preço médio ponderado pelo volume de 30 dias. O conselho de administração da POINT recomenda por unanimidade que os acionistas da POINT ofereçam suas ações na oferta pública.

Lilly determinará o tratamento contábil desta transação como uma combinação de negócios ou aquisição de ativos, incluindo quaisquer encargos de pesquisa e desenvolvimento em processo adquiridos relacionados, de acordo com os Princípios Contábeis Geralmente Aceitos (GAAP) no fechamento. Esta transação será posteriormente refletida em Lilly resultados financeiros e orientação financeira.

Para Lilly, Goldman Sachs & Co.atua como consultor financeiro exclusivo e Kirkland & Ellis LLP atua como consultor jurídico. Para PONTO,Centerview Partners LLCestá atuando como consultor financeiro exclusivo eSkadden, Arps, Slate, Meagher & Flom LLPestá atuando como consultor jurídico…. leia mais em Lilly Investors 03/10/2023