Busca por esse tipo de operação ocorre na esteira de um movimento de fusões e aquisições que envolve companhias abertas.

O número de consultas para a realização de ofertas públicas de aquisição de ações tem aumentado, num momento em que controladores de empresas se questionam sobre a possibilidade de fechar o capital. Isso ocorre devido à decepção com o recuo dos preços de suas ações na bolsa.

Além disso, a busca por esse tipo de operação, conhecida como OPA, ocorre na esteira de um movimento de fusões e aquisições envolvendo companhias abertas. Esses processos costumam desembocar no fechamento de capital de uma das empresas envolvidas.

Mais empresas estudam oferta para fechar capital
Unsplash

Neste ano, já foram registradas duas ofertas e outras sete estão em análise pelo regulador – quatro para o cancelamento do registro de companhia aberta e três por mudança de controle, conforme dados da CVM.

Em 2022 foram oito OPAs e três delas resultaram em fechamento de capital, incluindo a Getnet, controlada pelo Santander. Uma das ofertas públicas de aquisição registradas neste ano será a do BTG Pactual para a compra do restante do capital do Banco Econômico… leia mais em Valor Econômico 26/04/2023