A Master Internet, provedor mineiro com sede em Divinópolis (MG), está anunciando quatro novas aquisições de ISPs para fortalecer a presença nas cidades do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo. Os M&As foram realizados nos municípios de Tremembé, São José dos Campos e Taubaté.

No ano passado, a empresa encerrou com 130 mil clientes. Hoje, a base passou a ter 145 mil usuários, incluindo os negócios recentes. A estimativa é que os ‘deals’ tenham acrescentado um crescimento em torno de 10% na base. O custo de aquisição por cliente nas aquisições gira em torno de R$ 1,8 a R$ 2 mil por usuário, com o retorno estimado em 36 meses.

Em entrevista a TELETIME, o CFO da Master Internet, Ebert Sousa, conta que a estratégia de crescimento inorgânico passa por provedores em cidades onde a empresa já está instalada ou em municípios vizinhos, potencializando os ganhos para a operação.

Essa questão da sinergia é muito importante. Se eu compro algum ativo em Taubaté (SP), onde eu já tenho uma operação, esse retorno é muito mais rápido”, explica o executivo. “Por isso que, em tese, a gente não está procurando novas geografias.”

Da mesma maneira, a rede de fibra tem 6 mil quilômetros de extensão, crescimento de 15% em 2023. “Não queremos aumentar a base por aumentar, mas para ter sustentabilidade financeira, trazer retorno para a companhia. Crescer está bem desafiador. Precisamos estar sempre bem, colocando esse dinheiro no lugar que em que o retorno é mais seguro”, diz Sousa.

A estratégia de aumentar a penetração em regiões onde já possui infraestrutura já vem de algum tempo. A companhia atua em Taubaté, por exemplo, desde 2018.

Além disso, as compras nos últimos anos incluíram São José dos Campos e Tremembé – todos os municípios estão localizados no Vale do Paraíba. Hoje, a Master está presente em 73 cidades, incluindo aquelas localizadas no norte e centro-oeste de Minas Gerais e as situadas no interior paulista.

“Nós temos uma estratégia muito bem definida. Nos locais em que atendemos, não entramos em guerra de preços. Em todas as cidades e em alguns bairros você tem um provedor muito pequeno que não faz conta: ele faz o atendimento, e a gente sabe a informalidade que muitos têm”, disse.

Uma das apostas para se sobressair no setor é a qualidade do atendimento aos clientes. “O nosso diferencial é o atendimento mais próximo. Temos uma loja própria na maioria dessas cidades, então há uma proximidade com os clientes. Nós temos insistido muito neste tipo de comunicação e na proximidade com os usuários”, diz Sousa.

Por outro lado, quando o assunto é o B2B, para o segmento empresarial e setor público, o provedor oferece planos de Internet corporativa, link semi dedicado e IP dedicado, entre outros serviços de infraestrutura de TI com foco na entrega de alta disponibilidade para os negócios.

Já no atacado, o movimento é via parceria com outros provedores, com a oferta de produtos que mitigam ataques, IP Dedicado e Trânsito e Transporte de PTT (Pontos de Troca de Tráfego na Internet).

Ao que tudo indica, o processo de M&A na Master deve continuar. “Estamos conversando inclusive com provedores maiores da região do Vale do Paraíba”, afirma o executivo, sem dar mais detalhes… leia mais em Teletime 13/05/2024