Uma das maiores tendências nas telecomunicações tem sido a evolução da computação em nuvem e como o software que opera na nuvem está sendo usado pelas operadoras para construir e gerenciar suas redes – movimentos que interrompem os modelos de negócios tradicionais baseados na compra e implantação de caros roteadores de telecomunicações, interruptores e outros equipamentos físicos dispendiosos. Hoje, a Mavenir – uma das aspirantes nesse espaço, com foco em redes de acesso de rádio aberto e serviços relacionados para redes 5G – está anunciando US$ 100 milhões em financiamento para expandir sua tecnologia e sua base de clientes.

O primeiro deles envolverá trazer mais ferramentas de IA para o mix, disse a empresa; e quanto a este último, a empresa já possui um negócio considerável: atualmente possui mais de 250 provedores de serviços e clientes corporativos em 120 países, serviços que juntos cobrem mais da metade dos assinantes móveis do mundo. O plano será não apenas continuar expandindo esse pool, mas construir mais serviços para vender aos clientes atuais.

Mavenir descreveu o financiamento como “ancorado” pela Siris, uma empresa de PE que vem apoiando a empresa há anos. A Mavenir não está nomeando mais investidores nesta última injeção de capital, mas outros apoiadores existentes incluem Koch e Pendrell. Koch e Siri também participaram do último financiamento da empresa, uma rodada de $ 155 milhões em outubro de 2022. Não está divulgando sua avaliação, mas entramos em contato com a empresa para perguntar.

Mavenir levanta US$ 100 milhões

A Mavenir passou por algumas estruturas de propriedade diferentes, incluindo em um ponto ser de propriedade majoritária da Siris e usada como guarda-chuva para um acúmulo de fornecedores de software de telecomunicações Mitel e Xura – ambos também da maior tendência de consolidação – para capitalizar em novos oportunidades com redes 5G. Depois de vender uma participação de $ 500 milhões para Koch em 2021, a Siris permaneceu pelo menos como acionista parcial e, considerando os $ 255 milhões arrecadados nos últimos sete meses, parece que a Siris está de volta ao modo de investimento com a empresa agora.

A Mavenir faz parte da onda de empresas que também inclui empresas como DriveNets, Arrcus e até AWS que buscam capitalizar a chamada tendência de transformação digital no setor de telecomunicações. As operadoras de telecomunicações estão em busca de mais maneiras de reduzir seus próprios gastos de capital e operacionais, ao mesmo tempo em que fornecem serviços mais flexíveis para empresas e clientes provedores de serviços à medida que aumentam e diminuem. O kit de empresas como Cisco, Juniper e Arista representa a abordagem legada e incumbente para provisão e operação de rede; agora, o argumento é que o software, fornecido por meio de serviços em nuvem, é a solução nova e melhor.

“Esse novo capital nos permitirá acelerar nossos recursos em automação, sustentabilidade e uso de IA, pois permitimos que nossos clientes implantem e operem com eficiência redes nativas de nuvem de ponta a ponta baseadas em Open RAN”, disse Pardeep, CEO e presidente da Mavenir Kohli em um comunicado. “Nossa estratégia exclusiva incorpora as melhores práticas dos setores de hiperescala, nuvem e TI, para transformar a forma como o mundo se conecta e constrói o futuro das redes.” Kohli está na Mavenir há anos – inicialmente diretamente com a empresa e depois… leia mais em Teg6 02/05/2023