As novas tentativas da Richemont de alienar a Yoox Net-A-Porter atraíram a atenção da sua rival de luxo Mytheresa, dizem fontes noticiosas. Acredita-se que a empresa alemã esteja entre os potenciais licitantes para comprar a gigante deficitária do varejo online YNAP.

O Financial Times afirmou isso, citando “pessoas familiarizadas com o processo de venda”. A publicação empresarial acrescentou que as empresas de private equity Bain Capital e Permira também estão a considerar fazer uma licitação para a varejista eletronica.

 No entanto, o obstáculo para quaisquer potenciais compradores parece ser as perdas que a YNAP acumulou, com o FT a escrever que foi informado de que “os potenciais licitantes expressaram reservas sobre a finalização de um negócio” devido a tais perdas.

No entanto, não que haja rentabilidade à vista para a YNAP, que deverá continuar a ser deficitária durante vários anos, dificultando a avaliação do seu negócio.

A reportagem disse que um potencial licitante informou que estava disposto a considerar o grupo, mas não tinha certeza se a compra faria sentido, enquanto outro indicou que era “um caso típico de recuperação”.

O facto é que a Mytheresa não fez comentários diretos sobre a possível apresentação de uma oferta. No entanto, informou ao Financial Times que está “a avaliar continuamente oportunidades de crescimento do nosso negócio, que de tempos em tempos podem incluir atividades de fusões e aquisições”.

A Richemont procurava há muito um novo dono para a YNAP e parecia ter chegado a uma solução quando fechou um complicado acordo com a Farfetch para que o mercado britânico adquirisse uma percentagem de quase 50% da empresa criada a partir da fusão entre a italiana Yoox e a inglesa Net-A-Porter; uma parcela que poderia ter crescido ao longo do tempo. Mas o negócio fracassou devido a problemas da Farfetch.

A gigante suíça do luxo adquiriu originalmente a Net-A-Porter em 2010, antes de a fundir com a Yoox cinco anos depois.

Desde então, realizou investimentos maciços no negócio das plataformas, mas não conseguiu dar a volta à situação e o ambiente macroeconómico extremamente desafiante que os retalhistas online enfrentam ultimamente significa que um avanço neste negócio potencial provavelmente ainda estará muito distante… leia mais em Fashion Network 05/04/2024