A Near Foundation, instituição sem fins lucrativos que mantém a blockchain Near (NEAR), anunciou nesta segunda-feira (24) um aporte de US$ 500 milhões na Cosmose AI, uma empresa que utiliza inteligência artificial para influenciar consumidores online e offline.

A Cosmose AI reúne informações de smartphones e ajuda a entender os hábitos de compras offline e a impulsionar o tráfego em 20 milhões de locais na Ásia.

Conforme o anúncio, o objetivo é levar a tecnologia para a Web3 junto com a Near. A empresa foi fundada em 2014, e tem como lema “conectar o melhor do offline e do online para criar uma experiência perfeita para os compradores e aumentar as vendas para os varejistas”.

A escolha de migrar para a Web3, segundo a Cosmose, é para garantir que os usuários mantenham controle total sobre seus dados e se beneficiem do ecossistema que ajudam a criar.

A ideia é de unir a transparência do blockchain, a coleta de dados dos usuários para a utilização por inteligência artificial e as recompensas por meio de tokens. O sistema será integrado com o Sistema Operacional de Blockchain (BOS, na sigla em inglês).

O sistema BOS também é uma ferramenta recém-anunciada pela Near, que busca trazer uma forma mais simples para as empresas implementarem a tecnologia blockchain em seus negócios.

Near Foundation investe US$ 500 milhões em empresa de inteligência artificial

Inteligência artificial, Web3 e Near

Na Web3, a ideia é que os próprios usuários possam monetizar seus dados de forma a descentralizar a rede e tirar essa concentração de informação das mãos de grandes techs, como o Google.

“Ao utilizar o NEAR Blockchain Operating System (BOS) e a personalização de varejo com tecnologia AI, a Cosmose oferece aos usuários acesso a seus dados e recomendações personalizadas. Esse movimento em direção a um futuro Web3 descentralizado e focado no usuário enfatiza como a IA e o blockchain têm o poder de alterar completamente as atuais estruturas de negócios no setor de varejo”, diz comunicado.

Vale ressaltar que uma das formas mais comuns de se beneficiar no ecossistema da Web3 é disponibilizar seus dados, e através de recompensas como tokens. Mas tokens da empresa não foram anunciados por enquanto…. leia mais em MoneyTimes 24/04/2023