Nestlé e Fonterra firmam acordo para vender sua joint venture DPA no Brasil
A Nestlé e a Fonterra assinaram acordo hoje (12) para vender sua joint venture Dairy Partners Americas (DPA) no Brasil à empresa francesa de laticínios Lactalis. Os termos do acordo serão submetidos ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e a expectativa é de que o negócio seja concluído em meados de 2023.
O contrato entre as empresas prevê que a Lactalis do Brasil assuma os negócios da DPA Brasil, bem como os direitos de propriedade intelectual relacionados ao uso das marcas Chambinho, Chamyto e Chandelle no país, além de uma licença de longo prazo para o uso das marcas Nestlé, Ninho, Neston, Molico e Nesfit, exclusivamente para o segmento de lácteos refrigerados.
Com a transação, a Lactalis absorverá toda a operação da DPA, incluindo fábricas e centros de distribuição, com seus funcionários, incluindo os colaboradores da sede e o time de vendas.
“Estamos confiantes neste acordo para continuar desenvolvendo as marcas da Nestlé na categoria de lácteos refrigerados no Brasil. Já temos parcerias estratégicas com a Lactalis em outros países e estamos satisfeitos que, a partir da aprovação do acordo, a empresa possa fabricar produtos com nossas marcas neste segmento, destacando a qualidade com a qual a DPA vem trabalhando no Brasil ao longo dos últimos 20 anos”, afirmou Marcelo Melchior, presidente da Nestlé Brasil.
A Fonterra e a Nestlé criaram a DPA em 2003 para fabricar e comercializar produtos lácteos em toda a América Latina. Em 2014, a joint venture redirecionou suas atividades para o Brasil e para a produção de lácteos refrigerados. A participação de Fonterra é de 51% e a de Nestlé, 49%. A DPA opera duas fábricas, em Araras (SP) e Garanhuns (PE), e emprega 1.300 pessoas. Nestlé, Chamyto, Ninho, Chandelle, Chambinho, Neston e Molico estão entre as marcas mais conhecidas da DPA no Brasil.
A Lactalis — uma empresa familiar francesa — iniciou suas atividades no Brasil há quase dez anos. Atualmente, é líder em captação de leite no Brasil e possui marcas conhecidas no mercado como Parmalat, Président, Batavo, Poços de Caldas, Itambé e Elegê. Em constante expansão, mantém 23 unidades fabris distribuídas por oito estados (RS, SC, PR, MG, SP, PE, GO, RJ). Com a aquisição da DPA, passará a contar com mais de 10.900 funcionários. No mundo, o Grupo Lactalis é líder no mercado de lácteos, com presença em 88 países, com 270 fábricas e 85.500 funcionários.
Sobre a Nestlé – A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 20 unidades industriais localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de três centros de distribuição e mais de 50 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café, leite e vegetais, que garantem uma produção sustentável e que traz modernidade ao campo, inclusive na cadeia orgânica. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.
Com informações da FSB 12/12/2022
=====
Nestlé e Fonterra vendem joint venture DPA no Brasil para Lactalis por R$ 700 mi
A Nestlé e a Fonterra assinaram acordo nesta segunda-feira, 12, para vender sua joint venture Dairy Partners Americas (DPA) no Brasil à companhia francesa de lácteos Lactalis, por R$ 700 milhões. Segundo as empresas, o negócio deve ser concluído em meados de 2023 e está sujeito à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Sob os termos do acordo, a Lactalis do Brasil assumirá os negócios da DPA Brasil, bem como os direitos de propriedade intelectual relacionados ao uso das marcas Chambinho, Chamyto e Chandelle no País, além de uma licença de longo prazo para o uso das marcas Nestlé, Ninho, Neston, Molico e Nesfit, exclusivamente para o segmento de lácteos refrigerados. Com a transação, a Lactalis absorverá toda a operação da DPA, incluindo fábricas e centros de distribuição, com seus funcionários, incluindo os colaboradores da sede e a equipe de vendas.
A Fonterra e a Nestlé criaram a DPA em 2003 para fabricar e comercializar produtos lácteos em toda a América Latina. Em 2014, a joint venture redirecionou suas atividades para o Brasil e para a produção de lácteos refrigerados. A participação da Fonterra é de 51% e a da Nestlé, de 49%. A DPA opera duas fábricas, em Araras (SP) e Garanhuns (PE), e emprega 1.300 pessoas. Nestlé, Chamyto, Ninho, Chandelle, Chambinho, Neston e Molico estão entre as marcas mais conhecidas da DPA no Brasil. Estadão Conteúdo Leia mais em istoedinheiro 12/12/2022