A Saudi Aramco concordou em comprar a distribuidora de combustíveis Esmax Distribucion, no Chile, o mais recente investimento no esforço da gigante energética para expandir suas operações de refino e produtos químicos em todo o mundo.

A aquisição ajudaria a Aramco a garantir mercados para seus produtos petrolíferos refinados, de acordo com um comunicado divulgado nesta sexta-feira (15). Também permitiria à empresa desbloquear novos mercados para lubrificantes depois de ter comprado o negócio petrolífero da Valvoline por 2,65 mil milhões de dólares no início deste ano. A Aramco não divulgou o valor da transação com a Esmax.

“Este acordo é mais um marco em nossa estratégia para aumentar a presença downstream da Aramco globalmente e expandir nossos negócios de varejo, lubrificantes e comércio”, disse Mohammed Al Qahtani, chefe de operações downstream.

No Chile Saudi Aramco compra Esmax

A Aramco, apoiada pelo Estado, tem investido fortemente em combustíveis e produtos petroquímicos para diversificar as vendas de petróleo bruto, ao mesmo tempo que aproveita a procura em novos mercados. Em janeiro, comprou uma participação em uma refinaria, de 211 mil barris por dia na Polónia, em uma tentativa de tirar vantagem do afastamento da Europa do fornecimento de energia russo.

O acordo para comprar a Esmax da empresa de private equity Southern Cross Group seria o primeiro da Aramco no varejo de combustíveis na América do Sul.

Isso dará à empresa saudita acesso a estações de serviço, terminais de distribuição, operações aeroportuárias e uma planta de mistura de lubrificantes, de acordo com o comunicado… leia mais em Valor Econômico 15/09/2023