2022 inicia com uma mudança gigantesca no setor de games, que deve acelerar o crescimento de jogos multiplataforma e até o metaverso. A Microsoft anunciou nesta semana que está na fase final da aquisição da Activision Blizzard, desenvolvedora de jogos por trás de gigantes bilionários como Call of Duty, OverWatch e Candy Crush.

A compra de quase 70 bilhões de dólares irá tornar a empresa de Satya Nadella a terceira maior empresa de jogos do mundo em receita, atrás somente da Tencent Holdings e do Sony Group. Ao fechar, a Microsoft terá “30 estúdios internos de desenvolvimento de jogos, além de recursos adicionais de publicação e produção de e-sports”, como explica em nota.

Os 25 milhões de assinantes da Game Pass, assinatura mensal que funciona como uma Netflix para jogos, terão acesso ao portfólio extenso da Blizzard, que sozinha conta com 400 milhões de jogadores ativos mensais. Mais do que isso, os usuários poderão ir além do Xbox e aproveitar os jogos multiplataforma da desenvolvedora, que são voltados para console, PC e smartphone. Só o celular, por exemplo, centraliza 95% dos jogadores de todo o mundo, de acordo com a Microsoft.

Além do grande volume de usuários, os jogos multiplataforma da Blizzard também significam uma porta de entrada para o metaverso, espaço virtual compartilhado e que se tornou um dos maiores assuntos do momento depois que o Facebook mudou o nome de sua empresa-mãe para Meta e anunciou que iria trabalhar “para ajudar a dar vida” ao futuro da tecnologia.

Leia também demais posts relacionados a Metaverso no Portal Fusões & Aquisições.


Porém, enquanto a Meta está atrelada ao óculos virtual da sua subsidiária Oculus, a Microsoft adquiriu games da Blizzard que já são sua própria versão do metaverso: jogos online como Call of Duty apresentam um mundo virtual onde usuários podem se encontrar.

“É como se, na Meta, você tivesse que pegar o elevador e subir até o andar. A Microsoft abriu um monte de portas em volta, é só entrar”, analisa Marcelo Rodiño, cofundador e Diretor Criativo da Flex Universe, empresa que desenvolve soluções de realidade aumentada para o mundo ….Saiba mais em Exame 22/01/2022