Poucas startups conseguem cumprir suas projeções financeiras, especialmente nos estágios iniciais, então abordagens de avaliação como o método Berkus são uma boa maneira de fornecer uma avaliação quando as métricas econômicas ainda não são sólidas ou suficientes para garantir uma avaliação precisa.

Esta metodologia visa fornecer uma avaliação baseada em cinco dimensões críticas de sucesso:

  •  Valor básico
  •  Tecnologia
  •  Execução
  •  Relacionamentos estratégicos em seu mercado
  •  Produção e consequentes vendas

O método de avaliação Berkus atribui valor à ideia de negócio e aos quatro principais fatores de sucesso da empresa. Cada uma dessas dimensões constitui um fator de risco para o sucesso da startup conforme representado pela matriz abaixo:

O que é o método de avaliação de startups Berkus?

Ele estuda essas áreas cruciais em uma startup e atribui a cada uma delas um valor que varia entre $0-$500.000 Assim, a valoração teórica pré-money máxima que esta abordagem permite é $2.5 milhões.

É claro que essa abordagem depende muito da localização geográfica e mais voltado para os EUA para estabelecer o “baseline”, pois na Europa varia dependendo do país.

O ditado diz que “ideias não valem nada, o que importa é a execução”. Isso tem um alto grau de verdade, tenho certeza que a maioria de nós pode se relacionar com a descoberta de um novo negócio em nossa cidade natal ou vendo uma nova startup sendo financiada e pensando “Eu pensei nessa ideia anos atrás!”. Outra pessoa acabou de fazer acontecer.

O princípio ainda se mantém. Para avaliar a solidez da ideia, devemos ficar de olho em uma série de fatores que contribuem para o seu sucesso:

  •  Natureza proprietária da ideia — Quando consideramos a ideia de um produto ou serviço, ela precisa ser protegida por patentes e direitos autorais. Ele também precisa ter o potencial de obter retornos significativos.
  •  O crescimento planejado e o crescimento em uma direção bem definida carregam alto potencial, tornando sua incorporação na startup altamente benéfica.
  •  A escalabilidade de uma ideia — um negócio com potencial de receita escalável — é um importante impulsionador do surgimento e sobrevivência de empreendimentos. Para uma startup ter sucesso na competição de mercado, ela deve possuir uma ideia escalável.
  •  A atratividade de uma ideia de startup para uma ampla gama de públicos depende muito do ambiente sociopolítico predominante. Portanto, a presunção de conformidade é necessária.
  •  Validação de Ideias — Para reduzir o risco na fase de implementação, as ideias devem passar por extensos testes com uma ampla gama de públicos.

Essa dimensão visa reduzir o risco tecnológico do empreendimento startup. Qual é o nível de qualidade do protótipo da startup quando confrontado com os inúmeros riscos tecnológicos que um novo projeto pode enfrentar: ataques cibernéticos, conformidade com GDPR (na Europa), dificuldade de replicação da pilha de tecnologia etc?

Deve-se verificar e avaliar a eficácia potencial da equipe de gestão. Um investidor anjo em potencial deve verificar a experiência do fundador e o histórico com startups anteriores, e qualquer coisa que prove/refute o(s) fundador(es) saberá como manobrar o barco. Qualquer um pode dirigir um navio, mas é preciso uma boa liderança para traçar o curso.

Não apenas para negócios B2B, mas também para negócios B2C, as parcerias existentes e potenciais que a startup possa ter para expandir e alavancar seus negócios desempenharão um papel crucial em seu sucesso. Quais são as sinergias que a startup já está explorando? quais são os potenciais?

A produção e lançamento de produtos de uma startup é fundamental para o seu progresso ou fracasso. Depende de vários fatores, como o mercado total endereçável, a capacidade da startup de comercializar e vender seu produto e, uma vez vendido, a capacidade de fornecer suporte consistente e de alta qualidade. … leia mais em Medium.com 02/09/2022