Neste ano, só deu emergente no topo. Os Estados Unidos descem para a quarta posição
Por Darcio Oliveira

A consultoria A.T. Kearney acaba de divulgar seu FDI Confidence Index 2011, o ranking dos países mais confiáveis para se investir, na avaliação de altos executivos das principais empresas do mundo.

A grande novidade da lista é a queda dos Estados Unidos. O país perdeu posições para Índia e Brasil e caiu, assim, do segundo para o quarto lugar.

De acordo com o estudo, o impasse político em torno do orçamento federal americano, a instabilidade financeira e a redução dos gastos dos consumidores contribuíram para o deslize dos EUA na lista. Mais de 60% dos entrevistados indicam que seus investimentos seriam afetados negativamente pelo peso da dívida dos Estados Unidos.

A consultoria lembra, contudo, que apesar da turbulência fiscal, os “Estados Unidos continuam sendo o maior mercado do mundo e o destino de investimento preferido entre as economias desenvolvidas”.

Na frente da América, só emergentes. A China não largou mais a ponta do ranking desde que assumiu a liderança, em 2002.

O Brasil, que subiu uma posição no ranking deste ano (é o terceiro), foi considerado um “imã” de oportunidades, atraindo mais da metade de todo o investimento direto de 2011 na América Latina. Grande parte da dinheirama veio da China, que se tornou o maior investidor estrangeiro direto no Brasil neste ano – com prioridade nos setores de commodities e energia.

A consultoria A. T. Kearney ouviu executivos de companhias de 17 setores industriais, em 27 países. Juntas, as empresas somam mais de US$ 1 trilhão em vendas globais anuais.

Confira abaixo o ranking:
Os países mais confiáveis para investir
1 China
2 Índia
3 Brasil
4 Estados Unidos
5 Alemanha
6 Austrália
7 Cingapura
8 Reino Unido
9 Indonésia
10 Malásia
11 África do Sul
12 Rússia
13 Turquia
14 Vietnã
15 Emirados Árabes Unidos
16 Tailândia
17 França
18 Taiwan
19 Coreia do Sul
20 Canadá
21 Japão
22 Suíça
23 Polônia
24 Espanha
25 Holanda
Fonte:A.T.Kearney07/12/2011