Num ambiente mais hostil às ações de tecnologia, a Locaweb está pagando um preço particularmente salgado por sua agressiva estratégia de M&As — uma detratora de margens a curto prazo. Desde que divulgou o balanço do terceiro trimestre, há duas semanas, os papéis da companhia já caíram quase 40%, perdendo R$ 4,9 bilhões em valor de mercado.

Os resultados mostraram uma deterioração de lucratividade que incomodou os investidores. No trimestre, a margem Ebitda da Locaweb caiu abaixo de 16%, distante dos níveis costumeiramente alcançados. Há dois anos, as margens estavam mais próximas de 30%, mas vêm caindo de forma ininterrupta desde o fim do ano passado — não por coincidência, conforme as aquisições se intensificaram.

..Leia também demais posts relacionados a Locaweb no Portal Fusões & Aquisições.

O tombo da Locaweb: M&A é um detrator de margem?

Um relatório divulgado hoje pelo BTG Pactual saiu em defesa da estratégia de M&As da Locaweb. E foi além: a esse preço, as ações da companhia são bastante atrativas, negociando a um desconto injustificado na comparação com pares locais e internacionais.

Enquanto a Locaweb negocia a um múltiplo de 5 vezes a receita projetada para 2022, firmas de software maduras como SAP e Oracle (que crescem bem menos) negociam a 5,4 vezes e 7 vezes, respectivamente. VTEX e Shopify, em níveis de maturidade próximos aos da Locaweb, são negociadas a múltiplos mais esticados (15 vezes e 31 vezes). Não é à toa, portanto, que uma listagem nos EUA é cogitada…..Leia mais em Pipeline 25/11/2021