e.Bricks criou fundo de 100 milhões de dólares para investir em startups em fase inicial
A e.Bricks Digital, divisão de investimentos em internet do Grupo RBS, anunciará até o fim do ano aportes em mais quatro empresas em fase inicial que atuam nas áreas de comércio eletrônico segmentado e de serviços online. Os investimentos fazem parte do fundo de “early stage” de 100 milhões de dólares anunciado em maio.

 No total, oito empresas já receberam capital do novo fundo, entre elas GuiaBolso (serviço de planejamento financeiro), ZoeMob (aplicativo para saber a localização de familiares), Juv (comércio online de bijuteria) e RockContent (empresa de criação de conteúdo por crowdsourcing). As outras quatro empresas serão anunciadas nos próximos meses.

Segundo Fabio Bruggioni, diretor executivo da e.Bricks Digital, os investimentos se destinam às empresas que já têm um modelo estruturado, com faturamento de cerca de 1 milhão de reais. A ideia é investir entre 1 milhão e 3 milhões de reais nas empresas, em troca de 15% a 30% de participação, para ajudá-las a ganhar mercado.

 “Nosso modelo é investir em empresas que solucionam problemas no mercado brasileiro”, disse Bruggioni. “Não queremos ter o próximo Facebook ou Twitter, mas startups que usam a tecnologia para melhorar um mercado e que são voltadas para o Brasil.”

O grupo fez investimentos em empresas de internet que já tinham um faturamento médio, como Hi-Mídia, Pontomobi, Guia da Semana, Wine.com.br e Lets. Já o fundo de “early stage” foi criado porque, segundo Bruggioni, havia necessidade e demanda por investimentos em startups menores. Para garantir um retorno, no entanto, é preciso ter um portfólio de empresas maior. O diretor executivo afirma que o objetivo é investir em 25 a 30 companhias até o fim de 2014.
Filipe Serrano
Fonte: info.abril 10/10/2013