O Bradesco já fez as contas para levar seu banco digital Next à bolsa. Prevendo um 2022 turbulento pelo calendário político, inflação e juros altos, o banco da Cidade de Deus tem projetado um IPO da subsidiária digital no final de 2023, como já indicou o presidente Octavio de Lazari Jr. Há razões para isso que vão além da janela fechada para IPOs: o banco considera que o prazo seria suficiente para o Next chegar à marca de 15 a 20 milhões de clientes e possivelmente se tornar rentável, apurou o Pipeline.

A projeção interna considera inclusive uma eventual desaceleração na captação de clientes em 2022, dado o contexto econômico, para retomada de ritmo no ano seguinte. O Next tem hoje 7,7 milhões de clientes. Apesar de ter sido criado em 2017, foi neste ano que ganhou posição de destaque no grupo, captando 5 milhões de clientes sob o comando de Renato Ejnsman, executivo há 14 anos no Bradesco e que assumiu como CEO do banco digital em março.

O Next já virou uma unidade separada neste ano e o Bradesco até cogitava um IPO mais cedo, mas a maré de mercado virou e o banco retomou sua posição mais conservadora sobre o tema. O Next é um bicho diferente dentro do conglomerado, com um perfil de cliente mais jovem e com menor renda, vidrado em cashback e totalmente avesso a tarifas de serviço – mas que o conselho do Bradesco considera estratégico para fidelizar o rentista do futuro. “Estão de olho na trajetória demográfica”, diz uma fonte.

Leia também demais posts relacionados a Instituição Financeira no Portal Fusões & Aquisições.

Os planos do Bradesco para o Next
Next, banco digital do Bradesco: rumo a NY? — Foto: Reprodução

Chegar ao final de 2023 com rentabilidade ou próximo a ela não significa necessariamente um resultado anual, mas em um período próximo à oferta – como o lucro semestral do Nubank às véspera de sua listagem. Na visão atual do Bradesco, a listagem do Next também seria em Nova York, não só para buscar múltiplos mais comparáveis aos bancos digitais internacionais mas também para ajudar o investidor a diferenciar o que é Next e o que é Bradesco…leia mais em Pipeline 31/12/2021