Grupo Traton, dono das marcas MAN, Scania, Volkswagen Caminhões e Ônibus e Navistar, Daimler Truck, dona de Freightliner, Mercedes-Benz e Western Star, e o Grupo Volvo, dono da Volvo Trucks, Renault Trucks e Mack, anunciaram na última quinta-feira a formação de uma joint venture para instalação e operação de uma rede de alto desempenho para recarga de caminhões e ônibus elétricos na Europa.

As empresas irão se empenhar cada vez mais para acelerar o processo de construção da infraestrutura de carregamento para o número cada vez maior de clientes que usam veículos elétricos na Europa, buscando cada vez mais um transporte de cargas e passageiros libre de emissões.

A joint venture é dividida igualmente entre as três empresas, e vai começar a operar em 2022, após todos os trâmites burocráticos. O investimento previsto é de 500 milhões de Euros, cerca de R$ 3,2 bilhões, o que torna o empreendimento o maior da Europa até o momento.

Em cinco anos, o plano é instalar e operar pelo menos 1.700 pontos de carregamento de energia limpa de alto desempenho perto e nas margens de rodovias, bem como em pontos de logística e de destino. O número de pontos de carregamento deverá aumentar significativamente com o tempo, buscando parceiros adicionais, bem como financiamento público.

Leia também demais posts relacionados a Joint Venture no Portal Fusões & Aquisições.

Os três maiores fabricantes de caminhões do mundo se unem

A ação conjunta do Grupo Traton, da Daimler Truck e do Grupo Volvo aborda a necessidade urgente de uma rede de carregamento de alto desempenho para apoiar os operadores de caminhões em sua transição para soluções de transporte neutras em emissões de CO₂, especialmente em caminhões pesados ​​de longa distância.

É a infraestrutura de carregamento de alto desempenho que permite o transporte rodoviário de longa distância, e é uma forma econômica de obter reduções de emissões significativas e de fácil realização. Esta iniciativa é um começo significativo e um acelerador para tornar um sucesso de caminhões e ônibus pesados ​​neutros em CO₂.

“Temos a forte opinião de que nós, como Grupo Traton, juntamente com nossas marcas Scania e MAN, bem como a indústria de veículos comerciais como um todo, faremos parte da solução quando se trata de um mundo neutro em emissões de CO₂. Uma colaboração com concorrentes fortes como a Daimler Truck e o Grupo Volvo pode parecer incomum. No entanto, o tópico é de importância crucial e esta cooperação única nos tornará mais rápidos e mais bem-sucedidos na implementação da ação transformacional necessária para enfrentar as mudanças climáticas. Nossa joint venture será um forte impulso para a rápida descoberta de caminhões e ônibus elétricos a bateria, as soluções de transporte mais eficientes e sustentáveis”, disse Christian Levin, CEO do Grupo Traton, durante o evento.

“O anúncio de assinatura de hoje é uma ótima notícia para a indústria de transporte e a sociedade, pois destaca o forte compromisso de todos os parceiros em tornar os caminhões neutros em emissões de CO₂ em uma realidade. É notável que três concorrentes ferozes na área de caminhões e tecnologia de veículos estejam agindo juntos para começar a estabelecer a infraestrutura de carregamento necessária. Junto com o Grupo Volvo e o Grupo Traton, queremos enviar um sinal claro a todas as partes interessadas relevantes para seguir nossa liderança e agir agora”, completou Martin Daum, CEO da Daimler Truck.

“Estamos indo das palavras à ação, e esta joint venture planejada com a Daimler Truck e o Grupo Traton é um passo importante na formação de um mundo em que queremos viver. Parcerias inovadoras como essas permitirão a mudança tão necessária que beneficiará nossos clientes – e toda a indústria. Este é um marco histórico na transformação em direção ao transporte livre de combustíveis fósseis e um avanço que mostra o compromisso do Grupo Volvo em alcançar emissões zeradas de gases de efeito estufa até 2040 e uma frota circulante de emissão zero até 2050”, finalizou Martin Lundstedt, presidente e CEO do Grupo Volvo…Leia mais em Blog do Caminhoneiro 24/12/2021