Wall Street está otimista em relação ao mercado de ações à medida que o calendário muda para 2024. O ceticismo generalizado do ano passado mostrou-se equivocado. As ações subiram ao longo de grande parte de 2023, impulsionadas pelo avanço da inteligência artificial e por uma economia mais forte do que o previsto pela maioria de Wall Street. A recessão que muitos investidores concordavam estar iminente nunca ocorreu.

Agora, com o S&P 500 a menos de 0,6% de uma máxima recorde, há muito mais otimismo. Por trás dessa mudança dramática de atitude está a crença, crescente entre os investidores, de que o trabalho do Federal Reserve (Fed) para combater a inflação está se encerrando, pondo fim às altas nas taxas de juros que abalaram os mercados nos últimos anos.

Otimismo em Wall Street segue forte com a chegada de 2024
Unsplash

Muitos esperam que o banco central reduza as taxas na sequência, alterando as dinâmicas de mercado de maneiras que pareciam improváveis há apenas alguns meses. Há riscos evidentes no horizonte: uma forte queda nas taxas pode ser seguida de más notícias, como um choque econômico ou recessão. … leia mais em Valor Econômico 02/01/2024