A rede de farmácias Pague Menos (PGMN3) anunciou na quinta-feira (20) projeção de abertura de 60 novas lojas no próximo ano e 120 em 2024, segundo fato relevante ao mercado.

As 180 lojas a serem abertas no próximo biênio comparam-se a 200 no período de 2021-2022.

A diminuição de ritmo de expansão vem após a Pague Menos concluir em agosto a aquisição da rede Extrafarma, que era da Ultrapar (UGPA3), por R$ 737,8 milhões, em negócio que adicionou quase 400 farmácias ao portfólio da companhia, que avançou para as atuais cerca de 1.600.

O JPMorgan apontou que o anúncio fica aquém das suas expectativas de um ritmo bruto de abertura de lojas de 140 locais por ano para 2023 e 2024.

Ainda assim, não é uma surpresa, com os analistas destacando o foco da gestão no crescimento sustentável e na qualidade da expansão em vez de velocidade como visto em administrações anteriores.

Pague Menos (PGMN3) desacelera

Além disso, acreditamos que o contexto mais amplo de 1) taxas mais altas e 2) maior alavancagem após a aquisição da Extrafarma em meio a 3) seu plano de recuperação mais desafios de integração leva a uma abordagem de implantação de capital mais cautelosa”, apontam os analistas.

Eles apontam ainda que ao analisar o esperado para 2022, já está abaixo da previsão de abertura bruta de novos locais de comercialização. “Acreditamos que o guidance abaixo das expectativas provavelmente não será um catalisador de ações, pois o foco deve estar em discussões sobre as sinergias e os atuais desenvolvimentos sobre o turnaround na Extrafarma”, aponta. Os analistas do banco seguem com recomendação overweight (exposição acima da média do mercado).

O guidance, por sua vez, surpreendeu as expectativas do Itaú BBA para cima, uma vez que ficou além de suas projeções de 50 novas lojas para 2023 e 2024 (ou 30 aberturas líquidas – incluindo 20 fechamentos da Extrafarma – por ano), o que pode se traduzir em crescimento mais acelerado nos próximos anos, com os analistas esperando por mais detalhes no Investor Day desta sexta-feira (21).

“Em suma, acreditamos que os investidores continuarão focando nas novidades relacionadas à integração da Extrafarma, que vemos como o principal gatilho para a movimentação das ações”, avaliam. O BBA possui recomendação outperform (desempenho acima da média do mercado) para o ativo, com preço-alvo de R$ 10, ou potencial de valorização de 74% frente o fechamento da véspera… leia mais em Índices Bovespa 21/10/2022