A participação de fundos abertos no mercado de capitais tende a crescer em 2018. A depender da melhora da economia, com cenário de juros mais baixos e passagem das reformas, expectativa do mercado fica mais otimista.

De acordo com o vice-presidente da Associação Brasileira das Entidades de Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima), Carlos Ambrósio, o mercado já tem precificado um cenário mais positivo para a economia em 2018, mas as atenções principais ainda estão voltadas para a passagem das reformas no País.

“A eleição está no radar, mas o ponto principal ainda são as reformas. Existe a expectativa no mercado de que elas podem passar, porém nem tanto de que isso acontecerá neste ano”, comenta Ambrósio.

Plataformas digitais

Outro ponto de atenção aos investimentos é a importância das plataformas digitais no mercado de capitais.

Segundo o CIO da Claritas Investimentos, Cassiano Morelli, a consolidação cada vez mais evidentes dessas ferramentas no mercado tem trazido destaque para o setor.

“As gestoras independentes, como nós, são beneficiadas com as plataformas digitais de distribuição local, por exemplo, que trazem um atendimento maior para pessoa física direto”, avalia o executivo.

A disposição da Claritas é de 39% em fundos abertos, 23% de produtos internacionais e 23% de alocação de ativos. Leia mais em dci 08/11/2017