Uma verdadeira novela recorrente, a aquisição da Activision Blizzard King pela Microsoft tem dominado as notícias há meses. Agora, Phil Spencer – chefe da Xbox – comentou esse processo turbulento.

“Sendo honesto, a aquisição da Activision Blizzard King tem sido uma experiência muito esclarecedora para mim – de um jeito bom”, afirmou Spencer em coletiva de imprensa pós-Xbox Showcase, em Los Angeles, que contou com a presença do NerdBunker.

O executivo afirmou que há um comprometimento real em garantir que a negociação seja aprovada, tanto pelo lado da Xbox quanto pela Microsoft, a empresa-mãe:

“Passamos muito tempo montando nossa estratégia e analisando em qual ponto estamos. Cerca de 40 países já aprovaram a negociação, e no momento há dois países focados em aprová-lo. A companhia Microsoft está muito comprometida com isso, o que é importante o bastante quando se pensa em gastar US$70 bilhões.”

Phil Spencer comenta a turbulenta aquisição da Activision Blizzard

Spencer continuou dizendo que grande parte dessa busca de garantir a aquisição é a oportunidade de alcançar novos jogadores, especialmente fora das plataformas da Microsoft:

“Acreditamos no potencial de crescimento do nosso portfólio com a Activision Blizzard King, especialmente no mobile, o que nos ajudará bastante a alcançar mais jogadores. O trabalho é constante mas nos mantemos confiantes. Estamos buscando soluções para as dúvidas dos órgãos reguladores. Leva tempo e pede foco, mas estamos confiantes.”

As declarações surgiram no contexto do executivo comentar a atual estratégia da Xbox, que envolve aquisição de estúdios e foco em crescer o catálogo e o número de assinantes do Xbox Game Pass – seja no PC ou nos consoles.

“Às vezes, isso cria tensão para nós no mercado porque costumam querer que a gente olhe para outro competidor com o objetivo de diminuí-lo, para crescermos às suas custas”, afirmou Spencer sobre a relação da empresa com as competidoras. “A verdade é que, ao olharmos para o ramo dos videogames, queremos ter um papel no processo de conquistar novos jogadores e novos criadores.”

O executivo ainda aproveitou para dizer que todas as novas estratégias que a Xbox adotou são reflexo do crescimento da indústria, que já é muito maior do que na época do Xbox 360, por exemplo. Spencer compara a geração atual com o console mais popular da empresa:

“Há gente – inclusive nesta sala – que citam os dias do Xbox 360 como nossa era de ouro. Eu estava lá! Amava o que aquele console representava para o momento em que estávamos. Mas, para esclarecer, nossa arrecadação, se formos colocar nesses termos, é praticamente o dobro do que era naquela geração.

Estamos milhões de consoles à frente do que estaríamos agora no mesmo período desde o lançamento do 360. Nunca tivemos mais jogadores de Xbox, e isso é o que realmente importa para nós”… leia mais em Jovem Nerd 11/06/2023