Saúde mental é um tema extremamente em alta na atualidade. Do ponto de vista cultural, há uma abertura maior para falar sobre o tema, de modo que ansiedade, depressão, burnout, entre tantos outros problemas, já são tratados de maneira muito mais transparente e lúcida pela sociedade no geral. A abertura se dá em diversos campos, inclusive no ambiente profissional, com empresas adotando uma série de medidas preventivas nesse sentido.

Por outro lado, a visão da saúde como um mercado ainda é um tema espinhoso, mas todos sabemos que saúde é, sim, um mercado: gera despesa, receita, precisa de profissionais, insumos, equipamentos. Movimenta dinheiro. E saúde mental faz parte disso, com o acréscimo de que essa especialidade carrega consigo traumas históricos provenientes do descaso e da negligência. Exatamente por isso é preciso falar de maneira direta e sem rodeios sobre a profissionalização do setor de saúde mental e isso envolve fusões e aquisições.

O setor de Saúde no Brasil é um dos mais resilientes em meio a crises e mais aquecido em M&A atualmente. Em contrapartida, o segmento de Saúde Mental, apesar de cada vez mais demandado, não acompanha esse crescimento. Esta área, voltada para o cuidado da mente, sofre com um tabu enraizado, que se estende também para o mercado.

Leia também demais posts relacionados a Saúde no Portal Fusões & Aquisições.

O estigma é uma herança do próprio tratamento psiquiátrico, que há poucas décadas tendia a isolar o paciente da sociedade. Até a década de 1980, era comum encontrar hospitais que se assemelhavam a presídios, fazendo uso de solitárias e tratamentos de choque. Assim, ainda é frequente encontrar uma postura hostil em relação à especialidade e à própria condição…Saiba mais em exame.01/12/2021