Se você está buscando ou vai buscar investimento para o seu negócio, é preciso entregar o mínimo que os investidores vão avaliar; saiba quais são.

Existe um provérbio chinês que “se você quiser derrubar uma árvore na metade do tempo, passe o dobro do tempo afiando o machado”. E acredito que ele se aplica em qualquer esfera da vida, ou seja, antes de fazer alguma coisa esteja preparado para isso.

Na prática, ao aplicar este conselho no mundo das startups, se você está buscando ou vai buscar em breve investimento para o seu negócio, precisa entregar o mínimo que os investidores vão avaliar. Do contrário, será uma perda de tempo e uma enorme frustração.
Mesmo que o seu negócio esteja em uma fase inicial, elenquei cinco pontos que a meu ver são indispensáveis em uma análise de startup, independentemente de onde você pretende chegar, a partida é igualmente importante porque é ela que vai demonstrar, em suas devidas proporções, se você terá condições ou não de alcançar o que almeja.

1) O empreendedor: Ele é capacitado? Tem brilho nos olhos? Sabe o que está fazendo? Tem track record?

2) Qual problema resolve: É o famoso Problem Solution Fit. Não chegue em mim dizendo “João, criei uma Startup que vai ser a nova Uber”. Troque por “João, sabe aquele seu problema com tal coisa? Criei um negócio que resolve isso!”.

3) O MVP: Já tem um MVP em andamento ou já validado? ….Por João Kepler….Leia mais em exame 07/09/2021Análise