Mineradoras diversificadas podem estar dispostas a vender ativos de fertilizantes, criando oportunidades de compra para produtores de potássio e fosfato, disse Joc O’Rourke, presidente-executivo da Mosaic, nesta terça-feira.

O lucro de fabricantes de fertilizantes caíram por conta da queda nos preços, da fraca moeda em países importadores como o Brasil e pelo excesso de oferta.

A Mosaic, maior fabricante do mundo de produtos finais de fosfato, reportou lucro ajustado menor do que o esperado nesta terça-feira, uma vez que o preço dos nutrientes da lavoura permaneceu fraco.

Mas a companhia se uniu a sua rival maior Potash Corp of Saskatchewan ao dizer que o pior já passou.

Mineradoras maiores podem não estar dispostos a esperar pela recuperação, disse O’Rourke em uma entrevista. Alguns deles questionam se fertilizantes cabem em seus portfólios principais, uma vez que eles buscam vender ativos e pagar dívidas, disse.

“Nós achamos que algumas dessas oportunidades podem dar frutos e, caso deem, podem acrescentar algum valor de longo prazo para nós”, disse O’Rourke.

A Reuters reportou em junho que a Mosaic, com sede em Plymouth, Minnesota, estava em negociações para comprar a unidade de fertilizantes da Vale, em um esforço renovado para crescer na América do Sul e na África.

O’Rourke não quis comentar o assunto relacionado à Vale. (Por Amrutha Gayathri e Rod Nickel) Da Reuters Leia mais em yahoo 02/08/2016