A indústria brasileira deve encerrar 2011 com uma produção total de 14,2 milhões de celulose e 9,8 milhões de toneladas de papéis, ambos estáveis na comparação com o ano passado, segundo dados da Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa).

O resultado do setor nos dois segmentos ficou aquém do previsto pela entidade no final de 2010, quando as perspectivas apontavam para aumento de 4,4% na produção, com destaque para a alta de 5,1% no segmento de celulose.

Apesar do resultado mais fraco do que o esperado, os números podem ser considerados positivos diante do cenário adverso da economia mundial, segundo a presidente da Bracelpa, Elizabeth de Carvalhaes. “Todos os nossos concorrentes internacionais vão apontar indicadores em queda. Falamos em retração de consumo, produção e exportação”, afirmou a executiva, que realiza neste momento entrevista coletiva para apresentar os números do setor em 2011.

As exportações do setor devem alcançar US$ 7,2 bilhões até o final do ano, uma expansão de 6,4% em relação ao ano passado. Até outubro, as exportações somaram US$ 6 bilhões. “É um número importante diante do câmbio e da demanda reduzida dos importadores (dos produtos brasileiros)”, disse. Por ANDRÉ MAGNABOSCO
Fonte:AgenciaEstado14/12/2011