A L Catterton, empresa de private equity apoiada pela empresa de luxo francesa LVMH, está a explorar opções estratégicas para a Birkenstock, incluindo uma entrada em bolsa, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto.

“A famosa fabricante alemã de sandálias poderá ser avaliada em mais de 6 bilhões de dólares (5,51 bilhões de euros) durante uma entrada em bolsa”, revelou uma destas fontes, que preferiu manter-se no anonimato dado o caráter confidencial da informação.

A empresa está trabalhando com consultores, incluindo a Goldman Sachs Group Inc. e a JPMorgan Chase Co. numa potencial entrada em bolsa nos Estados Unidos, que poderá acontecer este ano ou no próximo.

As deliberações estão em andamento e a L Catterton poderá decidir não concluir um acordo, disseram as fontes.

Proprietária da Birkenstock prevê entrada em bolsa por um valor de mais de 6 bilhões de dólares

Representantes da L Catterton, da Birkenstock e da Goldman Sachs recusaram-se a comentar. Representantes da JPMorgan não fizeram comentários.

O operação aconteceria mais de dois anos após a empresa de private equity e a empresa de investimentos familiar do multimilionário Bernard Arnault adquirirem uma participação majoritária na Birkenstock, avaliando a marca em 4,9 bilhões de dólares (4,50 bilhões de euros). Os irmãos Christian e Alex Birkenstock mantiveram uma participação na empresa.

O mercado americano de introduções em bolsa mostrou sinais de emergir de uma profunda queda desde que a cadeia de restaurantes Cava Group Inc. arrecadou 366 milhões de dólares (336,41 milhões de euros) no mês passado. Desde então, a ação subiu 78%.

Marca histórica fundada há quase 250 anos, a Birkenstock entrou na esfera da alta-costura, lançando colaborações com marcas de luxo como Dior, Manolo Blahnik e Valentino… leia mais em Fashion NetWork 10/07/2023