A Psyche Aerospace, startup aeroespacial que produz soluções em pulverização agrícola para o agronegócio, recebeu um aporte de R$ 15 milhões em rodada série A liderada por um investidor privado não divulgado.

Na rodada, a empresa foi avaliada em R$ 75 milhões.

Fundada por Gabriel Leal (CEO), empreendedor em série baiano de 23 anos, como parte do Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos, a Psyche iniciou sua trajetória com recursos próprios ainda em 2022.

Hoje, a empresa tem sócios e conselheiros como Victor Hespanha, segundo brasileiro a ir ao espaço, e José Eduardo Costas, que possui mais de 20 anos de experiência na indústria aeroespacial.

A tecnologia da startup promete benefícios como redução de custos por menor uso de defensivos, menor necessidade de mão de obra e infraestrutura, bem como maior eficiência na operação.

Com o aporte, a empresa pretende investir no drone Harpia P-71, que está em fase final de desenvolvimento e testes. O equipamento deve ser o maior drone de pulverização agrícola autônoma do mundo.

Seu primeiro voo ocorreu em março deste ano e a prova de conceito está prevista para o segundo semestre de 2024.

“Nossa solução é uma resposta a uma grande dor do produtor: aliar sustentabilidade e eficiência. Com a prova de conceito, a Psyche dá um salto em tecnologia, inovação e afirma o seu compromisso com o agro e com o Brasil’’, afirma Gabriel Leal, CEO e fundador da startup.

Como parte do projeto, a empresa também deve produzir, até o lançamento oficial do Harpia P-71, 120 drones e 30 estações de reabastecimento próprias.

Com cobertura de 300 mil hectares e capacidade de 60 mil litros, a tecnologia empregada nas estações permitirá uma recarga em segundos aos drones, conferindo maior efetividade e menor tempo na pulverização das culturas… Leia mais em baguete 28/05/2024