A empresa de perfumes, moda e maquiagem Puig, proprietária de marcas como Carolina Herrera e Paco Rabanne, planeja a sua entrada em bolsa para 2024 com uma avaliação estimada de 8 bilhões de euros, embora tudo dependa da situação do mercado nesse momento, segundo informaram à Europa Press fontes do mercado.

Mais concretamente, como revelou na quinta-feira (15) o Expansión, a empresa contratou os serviços da Goldman Sachs e da JP Morgan como coordenadores globais para o seu salto para o mercado de ações.

O jornal explica que a contratação destes bancos de investimento acontece quatro meses após o grupo de capital familiar ter reorganizado a sua estrutura societária para agrupar todos os seus negócios sob uma sociedade anónima (Puig Brands SA). A empresa matriz era anteriormente a Puig SL e este tipo de empresa não pode ser cotada em bolsa.

Puig planeja entrar em bolsa em 2024

Segundo o Expansión, o lógico seria que o âmbito da colocação se situasse entre 25% e 49% do capital, o mínimo que, regra geral, a Comisión Nacional del Mercado de Valores (CNMV) exige às empresas que querem entrar em bolsa e o máximo possível para que a família Puig mantenha o controlo do grupo.

A empresa, que também é proprietária da marca Jean Paul Gaultier, não quis comentar o assunto.

A Puig fechou o exercício de 2022 com um lucro líquido de 400 milhões de euros, 71% a mais do que em 2021, e um lucro líquido de 3,62 bilhões, o que representa um aumento de 40%.

Além disso, a empresa alcançou um resultado operacional bruto (Ebitda) de 638 milhões de euros, o que representa um aumento de 37% face a 2021, e em 2022 registrou os melhores resultados da sua história até então pelo segundo ano consecutivo… leia mais em Fashion Network 14/09/2023