A Satlink, empresa espanhola líder mundial no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o setor marítimo , adquiriu a canadense Xeos Technologies (“Xeos”), empresa com duas décadas de experiência no desenvolvimento de soluções de rastreamento e monitoramento projetadas para dispositivos vestíveis marítimos e oceanográficos que operam sob condições extremas ou ambientes marítimos complexos. Com sede em Halifax, Nova Escócia, Canadá, a Xeos trabalha com centenas de clientes públicos e privados.

Através desta aquisição, a Satlink reforça a sua posição como fornecedor estratégico de tecnologia de alto valor acrescentado para a gestão e sustentabilidade dos oceanos . Os seus desenvolvimentos de vanguarda na recolha e análise de dados permitem não só um maior conhecimento dos oceanos, mas também uma melhor gestão dos seus recursos, garantindo a sua sustentabilidade a longo prazo. A Satlink tem mais de 7.500 clientes em todo o mundo, incluindo governos, reguladores e frotas pesqueiras, e exporta seus produtos e soluções para mais de 90 países.

Empresa espanhola Satlink adquire a veterana canadense em tecnologia marítima Xeos Technologies

Da mesma forma, com esta operação, a Satlink reforça a sua presença na América do Norte, onde se estabeleceu inicialmente em 2020, e terá, portanto, escritórios em Espanha, Coreia, Taiwan, Seicheles, Equador e Fiji , além do novo escritório no Canadá. No contexto desta transação, os fundadores e a equipa de gestão da Xeos investirão na Satlink para fortalecer ainda mais o interesse comum e a visão conjunta para o futuro. Os detalhes financeiros da transação não foram divulgados.

Segundo Faustino Velasco, fundador e presidente da Satlink , “estamos muito entusiasmados com a integração do Xeos e por poder receber a bordo uma equipa de profissionais com quem partilhamos a nossa visão: inovação contínua, compromisso com a qualidade e melhoria da sustentabilidade e conhecimento dos oceanos graças à tecnologia. É aí que queremos fazer a diferença.”

Por sua vez, Derek Inglis, cofundador e presidente da Xeos , destaca que “este acordo representa um importante reconhecimento do trabalho realizado desde a fundação da nossa empresa. Acreditamos que a Satlink é o parceiro perfeito para a Xeos, e esta transação nos permitirá acelerar a nossa expansão internacional e melhorar o portfólio de produtos através de soluções mais inovadoras e, consequentemente, levar a Xeos ao próximo nível. “Estamos entusiasmados em iniciar esta nova etapa com Faustino e toda a equipe Satlink.”

Por fim, Geoff MacIntyre, vice-presidente e gerente geral da Xeos , comenta: “Estamos muito satisfeitos por nos juntarmos a um grupo que não só partilha a nossa visão de sustentabilidade dos oceanos, mas também demonstra um forte compromisso com a tecnologia marítima. “Acreditamos firmemente que a combinação das duas empresas nos permitirá aumentar significativamente a nossa capacidade de ajudar os nossos clientes com tecnologia e serviços líderes de mercado.”… leia mais em Agro Diario Huelva 22/01/2024