A Saudi Aramco, a maior empresa produtora de petróleo do mundo, concordou em adquirir uma participação de 40 por cento na Gas & Oil Pakistan (GO), uma operadora de lojas de conveniência, lubrificantes e combustíveis.

O valor da transação não foi divulgado.

O acordo marca a entrada da Aramco no mercado retalhista de combustíveis do Paquistão, “impulsionando a estratégia da empresa para fortalecer a sua cadeia de valor a jusante a nível internacional”, disse a Aramco num comunicado na terça-feira.

O acordo permitirá à Aramco garantir mercados adicionais para seus produtos refinados, acrescentou.

Também oferecerá novas oportunidades de mercado para os lubrificantes da marca Valvoline, após a aquisição pela Aramco do negócio global de produtos de óleo de motor e lubrificantes dos EUA, em fevereiro.

Saudi Aramco vai comprar 40% de participação na Gas & Oil Paquistão

“GO tem capacidade de armazenamento significativa, ativos de alta qualidade e potencial de crescimento, o que ajudará a lançar a marca Aramco no Paquistão”, disse Mohammed Al Qahtani, presidente de downstream da Aramco.

Yasser Mufti, sentado à direita, vice-presidente executivo de produtos e clientes da Aramco, assina o acordo com o fundador e CEO da GO, Khalid Riaz, sentado à esquerda. Foto de : Aramco
“Nossa segunda aquisição de varejo planejada para este ano está alinhada com a estratégia de expansão downstream da Aramco, com um caminho claro pela frente para desenvolver um portfólio integrado de refino, marketing, lubrificantes, comércio e produtos químicos em todo o mundo.”

A transação está sujeita a certas condições habituais, incluindo aprovação regulatória, disse a Aramco.

GO é uma das maiores empresas de varejo e armazenamento do Paquistão. Possui uma rede de mais de 1.100 pontos de venda no Paquistão que fornecem gasolina, diesel e lubrificantes.

A Aramco tem adquirido ativos globalmente para fortalecer seu portfólio e expandir para novos mercados.

Este ano, concluiu a aquisição do negócio global de produtos da Valvoline por 2,65 bilhões de dólares…. leia mais em News.ESEuro 12/12/2023