O grupo petroleiro anglo-holandês Royal Dutch Shell anunciou nesta quarta-feira a venda para a Qatar Petroleum International de uma participação de 23% na jazida offshore brasileira Parque das Conchas (BC-10), por quase um bilhão de dólares.

A Shell permanecerá como a operadora do projeto, que tem produção atual de 50.000 barris equivalentes de petróleo por dia. A operação depende da aprovação das autoridades brasileiras.

O grupo, que advertiu há duas semanas que os resultados no quarto trimestre de 2013 seriam “significativamente” piores, começou a vender ativos para recuperar a confiança dos mercados, que consideram que os investimentos da empresa são muito elevados e que deveria racionalizar sua carteira.

A Shell anunciou na semana passada a venda das participações em um projeto de gás natural liquefeito e em uma jazida na Austrália por 1,135 bilhão de dólares, para uma empresa pública do Kuwait.

Segundo o jornal Financial Times, o grupo também poderia abrir mão de algumas jazidas no mar do Norte e da maioria de seus ativos no setor de refino, como parte de um programa de venda de ativos de 15 bilhões de dólares. AFP
Fonte: yahoo 29/01/2014