SLB e Aker Carbon Capture combinarão portfólios de tecnologia, experiência e plataformas de operações para trazer soluções de captura de carbono ao mercado de forma mais rápida e econômica.

A SLB anunciou um acordo para combinar seu negócio de captura de carbono com a Aker Carbon Capture (ACC) para apoiar a descarbonização industrial acelerada em escala.

Reunindo portfólios de tecnologia complementares, experiência líder em design de processos e uma plataforma de entrega de projetos estabelecida, a combinação aproveitará a oferta comercial de produtos de captura de carbono da ACC e os novos desenvolvimentos tecnológicos e capacidade de industrialização da SLB. Criará um veículo para acelerar a introdução de tecnologia disruptiva em fase inicial no mercado global numa plataforma comercial comprovada. Após a transação, o SLB deterá 80% do negócio combinado e a ACC deterá 20%.

A Agência Internacional de Energia (AIE) vê a captura, utilização e sequestro de carbono (CCUS) desempenhando um papel crítico na transição para zero emissões líquidas – estimando que mais de um gigatonelada de CO22 por ano precisarão ser capturados até 2030, aumentando para mais de seis gigatoneladas até 2050.

“Para que o CCUS tenha o impacto esperado no apoio às ambições globais de emissões líquidas zero, será necessário aumentar de 100 a 200 vezes em menos de três décadas,”, disse Olivier Le Peuch, CEO da SLB. “Crucial para esta expansão é a capacidade de reduzir os custos de captura, que muitas vezes representam até 50-70% do gasto total de um projecto CCUS. Estamos entusiasmados por criar este negócio com a ACC para acelerar a implantação de tecnologias de captura de carbono que irão mudar a economia da captura de carbono em setores industriais com elevadas emissões.”

Artigo relacionado: Parceria entre Chevron e JX Nippon Forge para avançar na cadeia de valor de captura e armazenamento de carbono

A SLB pagará NOK 4.12 bilhões para comprar 80% da Aker Carbon Capture Holding AS (ACCH), que detém os negócios da ACC, e contribuirá com os negócios de captura de carbono da SLB para a entidade combinada. O SLB também poderá fazer pagamentos adicionais de até NOK 1.36 bilhão nos próximos três anos com base no desempenho do negócio.

A transação está sujeita a aprovações regulatórias e deverá ser concluída até o final do segundo trimestre de 2024…. Leia mais em esgnews 28/03/2024