Em menos de oito horas a agrotech mineira Sensix recebeu ordens de reserva dos R$ 4 milhões que pretende levantar com um crowdfunding iniciado na manhã desta segunda na Captable. Para chamar investidores pessoa física para a base, a Sensix conseguiu fechar um coinvestimento da SLC Agrícola e da gestora de venture capital DOMO Invest, que já tinha feito um aporte anterior na startup.

A rodada avalia a Sensix em R$ 30 milhões. A proposta da agrotech é usar inteligência artificial para reduzir o uso de produtos químicos na lavoura em até 70% e, segundo a companhia, aumentar a produtividade em até 20%. a empresa criada por egressos da faculdade de mecatrônica da Universidade Federal de Uberlândia recebeu também cheque da Algar Ventures e Silver Angels.

Segundo o Instituto Emater, 46% dos químicos utilizados nas lavouras são desperdiçados, ao serem comprados sem aplicação adequada. “Criamos uma tecnologia proprietária em que combinamos dados originados de drones, satélites, amostras de solo, chuva, produtividade e maquinários para sugerir decisões para o agricultor baseados em dados”, explica Carlos Ribeiro, CEO da Sensix.

SLC Agrícola e DOMO ancoram captação da agrotech Sensix

A Sensix monitora atualmente quase dois milhões de hectares em culturas como soja, cana-de-açúcar, tabaco, milho e algodão, em cinco países. Além do Brasil, há informações de terras produtivas na Argentina, Paraguai, Colômbia e Guatemala, dados que ajudam clientes como Algar Farming, Amaggi, Philip Morris International, GGF e Pedra Agroindustrial a planejarem seus investimentos.

A rodada continua aberta porque tem margem adicional de até 25% de captação. As reservas também precisam se transformar em aportes efetivos, o que só aconteceu com 10% do volume até o momento, mas há prazo … leia mais em Pipeline 17/04/2023