Uma plataforma e streamer de compartilhamento de áudio online, o SoundCloud adquiriu a Musiio, uma empresa de curadoria de música de IA. Com a equipe e a tecnologia da Musiio, a SoundCloud planeja fortalecer seus recursos de descoberta de música, ajudando a plataforma a competir com gigantes do streaming como o Spotify. Os termos do acordo não são divulgados.

Com sede em Cingapura e fundada em 2018, a Musiio construiu uma IA que pode “ouvir” música mais rápido do que qualquer ser humano, marcar o áudio e selecionar listas de reprodução. A tecnologia ajuda a prever quais músicas um ouvinte gostaria de ouvir em seguida e, se os usuários passarem mais tempo no SoundCloud, a empresa lucrará.

Quando o TechCrunch cobriu o Musiio pela última vez após sua rodada inicial de US$ 1 milhão, a empresa havia acabado de colaborar com seu primeiro cliente público, o Free Music Archive, um site de música gratuito do tipo Creative Commons desenvolvido pela estação de rádio independente americana WFMU. Musiio conseguiu trazer à tona uma série de músicas que haviam sido “perdidas” no extenso catálogo, ajudando uma faixa de oito anos a dobrar suas reproduções em dois dias.

Nada substituirá a intimidade de uma lista de faixas escolhida a dedo em uma mixtape, mas a vantagem da curadoria de IA é que ela pode apresentar músicas e artistas menos conhecidos para um novo público. Em um caso fascinante, a IA do Spotify popularizou um b-side raro dos heróis do indie rock Pavement chamado “Harness Your Hopes”, que se tornou a música mais tocada da banda na plataforma – mesmo o frontman do Pavement, Stephen Malkmus, não reconheceu. a música quando a ouviu tocando em uma padaria de Portland.

Leia também demais posts relacionados a Música no Portal Fusões & Aquisições.

SoundCloud adquire Musiio

O presidente do SoundCloud, Eliah Seton, acha que a capacidade da IA ​​do Musiio produzirá resultados especialmente interessantes em uma plataforma como o SoundCloud, onde qualquer pessoa pode fazer upload de músicas, independentemente de ter um selo ou um distribuidor.

“O SoundCloud é um negócio único. Sua posição de mercado singular como um serviço de streaming de música para fãs e um negócio de serviços para artistas é diferente de qualquer outro streamer. Ou seja, é a única plataforma que realmente mantém um relacionamento direto com artistas e ouvintes”, disse Seton ao TechCrunch.

Seton não especificou que tipos de novos recursos os fãs podem esperar ver, mas acrescentou que espera que a tecnologia da Musiio permita ao SoundCloud “saber quais faixas estão se movendo antes de qualquer outra pessoa”.

Fundado em 2007, o SoundCloud afirma ter mais de 300 milhões de faixas de 30 milhões de criadores, que são transmitidas em 190 países. Mais recentemente, arrecadou US$ 75 milhões da SiriusXM em 2020… leia mais em Teg6 03/05/2022