Squared Ventures acaba de fazer um investimento na FBR, startup especializada em soluções de telecom, e passa a ter uma participação relevante no negócio. Um dos principais produtos da FBR é a Conexão Inteligente, um processo de localização, qualificação, monitoramento e gestão de provedores de internet. O valor do aporte não foi revelado pelas empresas.

“Conexões seguras, de qualidade, confiáveis e resilientes são fundamentais para todos os negócios no Brasil e no mundo”, disse Silvio Meira, cientista-chefe da Squared Ventures, que vai usar recursos do fundo SAINTS para o investimento na FBR. “A Squared Ventures acredita que o trabalho feito até aqui por Ascânio França e Thiago Carvalho, empreendedores da FBR, e todo o time da empresa, é uma credencial para evoluir de forma acelerada e se tornar um dos maiores provedores de conectividade inteligente dedicada para negócios distribuídos do Brasil”, completou.

Na avaliação de Silvio Meira, “a startup oferece o melhor custo-benefício para uma conexão inteligente para qualquer negócio no Brasil, nas grandes ou pequenas e remotas localidades, para qualquer empresa que tenha uma rede distribuída de pontos de presença em qualquer mercado. Estamos investindo por acreditarmos que a FBR pode ser um dos maiores e melhores negócios nesse setor na América Latina”.

Criada em 2015, a FBR atua no mercado de telecomunicações e tecnologia da informação para pessoas jurídicas, oferecendo conectividade e infraestrutura. O destaque fica por conta da FBR Digital, uma das primeiras operadoras de Internet 100% digital do Brasil, cobrindo mais de 1,3 mil cidades em todos os estados do país. A carteira também inclui empresas na Argentina e nos Estados Unidos.

Leia também demais posts relacionados a Telecomunicações e Mídias no Portal Fusões & Aquisições

Imagem: Reprodução / Pxfuel

Os fundadores da FBR, Ascânio França e Thiago Carvalho, observam que a entrada da Squared Ventures veio num momento especial para conquista de mercado. “Nos últimos quatro anos, registramos crescimentos anuais de dois dígitos. Mesmo a pandemia não impactou nosso crescimento e operação”, relatou França.

Carvalho, por sua vez, observa que os recursos serão investidos em infraestrutura, pessoas e marketing. “Nosso foco serão empresas que tenham operações espalhadas pelo país, como grandes fabricantes de bens de consumo, redes varejistas, supermercados, faculdades, farmácias, bancos, centros de distribuição e assim por diante. Essas empresas precisam focar na essência de seus negócios e não podem desperdiçar tempo, energia e recursos cuidando de operações de telecom de terceiros; ao mesmo tempo, conectividade de qualidade e confiável é essencial e não pode ser negligenciada”, complementou.

Ascânio e Thiago contaram que o sistema nasceu da própria experiência do grupo no mercado de internet. A partir de um diagnóstico do setor, identificaram os problemas estruturais enfrentados por empresas que têm redes de pontos físicos que precisam ser conectados e passaram a pensar numa solução que resolvesse as principais dores dos clientes.

“As queixas eram muitas, recorrentes e quase sempre as mesmas: quebra de prazos de entrega dos serviços; problemas com faturamento e contratos; informalidade e falta de processos no suporte e na resolução de problemas; quedas de conexão e baixa disponibilidade do serviço”, listou Ascânio. Criaram, então, o modelo de operação que funciona com base em indicadores de qualidade do serviço. “Quem tem o melhor desempenho é contratado e continuamente avaliado”. A Conexão Inteligente funciona como um “sistema operacional” para conexões à internet.

A estratégia da FBR não a torna concorrente nem ameaça os provedores. “Muito pelo contrário, somos parceira de operadoras de todos os portes……. Leia mais em Startupi 15/12/2021