Um ex-operador de derivativos da Merrill Lynch apaixonado pela saga Star Wars está se preparando para abrir o capital de sua startup de motos voadoras no Japão.  A hoverbike Xturismo começou a ser vendida em outubro.

Por US$ 777 mil, é possível comprar o veículo e ‘voar’ a 80 quilômetros por hora. A moto tem autonoia de 40 minutos por carga de bateria, segundo a empresa.

Até agora, a moto voadora foi apresentada mais como uma curiosidade, em eventos esportivos como uma recente partida de beisebol. Mas, segundo Daisuke Katano, presidente da ALI, a fabricante das motos, há grande interesse sobretudo em países do Oriente Médio, pela compra do produto.

A ALI Technologies, com sede em Tóquio, foi fundada por Shuhei Komatsu como fabricante de drones em 2016. A empresa selecionou os principais investidores para uma oferta pública inicial (IPO) no mercado Mothers, Bolsa de Tóquio votaldo para startups. O presidente da ALI, Daisuke Katano, não quis estimar o valor da oferta.

— As empresas de mobilidade aérea listadas nos EUA têm valores de mercado consideráveis — disse Katano. — Se você considerar que nossa empresa é semelhante, acho que seremos capazes de conquistar a compreensão dos investidores para uma avaliação decente.

A ALI terá como objetivo uma avaliação de unicórnio — US$ 1 bilhão ou mais — a longo prazo, acrescentou Katano. Mas a empresa ainda não decidiu a melhor forma de categorizar seu veículo, o que dependerá de discussões com os órgãos reguladores locais onde o produto é vendido.

Startup de moto voadora

—Achamos que nossas aeronaves podem ser categorizadas de maneira diferente dos aviões existentes — disse Katano. — Ela não viaja no solo, mas ainda voa mais perto da terra e em baixas altitudes.

Katano diz que há um forte interesse por países do Oriente Médio.

— A necessidade dessas motocicletas será maior em lugares com deserto ou outros terrenos difíceis. O veículo permitirá que as pessoas viajem onde as estradas são ruins e inacessíveis aos carros, bem como através de corpos d’água — disse Katano… leia mais em PEGN 11/04/2022