As startups de venda de material de construção para lojistas Sooper e Tul anunciam hoje (12) uma fusão dos negócios.

A Sooper foi fundada em 2021 por Rafaela Khouri, ex-diretora de B2B do QuintoAndar, e recebeu aportes de Monashees, Kaszek e Canary.

A Tul, que é colombiana, nasceu em 2020 e chegou ao Brasil em meados de 2022. Também com investimento do Monashees, entre outros fundos, a empresa opera ainda no México.

Enrique Villamarin, cofundador e CEO da Tul, afirma que hoje 25% da receita da empresa vem do Brasil, enquanto a Colômbia fica com 50%. Após a fusão, tanto Brasil quanto o país natal do negócio terão 40% de participação. As empresas não abrem os valores da negociação… leia mais em Valor Econômico 12/06/2024

Sooper e TUL se unem para criar frente única de inovação no mercado de construção civil

Startups brasileira e colombiana anunciam fusão com o objetivo de ganhar força na escalada da operação de seu marketplace de materiais de construção

Startups que estão liderando em inovação para o setor de construção civil na América Latina, a brasileira Sooper e a colombiana TUL anunciam hoje sua fusão com o objetivo de impulsionar uma grande transformação em uma das principais indústrias do Brasil. A união combina o alcance e expertise internacional da TUL com o profundo conhecimento da Sooper sobre o mercado brasileiro, criando a fórmula perfeita para inovar um setor que ainda opera de maneira bastante analógica, com ineficiências ao longo de toda a cadeia logística e pouca transparência em preços.

Juntas, as empresas passam a ter um portfólio com mais de 82 mil produtos, que vão de materiais de pintura, hidráulica, elétrica, iluminação e jardinagem, bem como ferramentas, ferragens e itens básicos como cimento. Elas já atendem mais de 10 mil clientes e a expectativa é escalar a operação no Brasil, dobrando a operação conjunta até o final do ano.

“Já nos conhecemos há alguns anos, e sempre vimos muita sinergia em nossos valores e no DNA das duas empresas, com a tecnologia como principal ferramenta para alcançar nossa missão de modernizar o mercado de construção civil”, aponta Enrique Villamarin Lafaurie, cofundador e CEO da TUL.
“Juntos, somos maiores, mais fortes e mais relevantes. A fusão nos permite alcançar mais clientes, oferecer soluções completas e personalizadas, e nos consolidar como líderes do segmento”, reflete Rafaela Khouri, fundadora e CEO da Sooper, que agora assume o papel de Country Manager da operação no Brasil, garantindo que o esforço conjunto conecte o melhor de ambas as companhias para o sucesso da expansão.

As empresas estão focadas em fazer o processo de fusão da maneira mais suave possível, com o objetivo de continuar oferecendo a mesma experiência para clientes e parceiros enquanto definem a nova forma de trabalho unificada. Ambas as marcas seguem coexistindo, e nos próximos 90 dias eles vão trabalhar num plano de transição para definir os próximos passos da operação conjunta.

Oportunidades do mercado brasileiro

O Brasil tem papel-chave na expansão regional do novo grupo, com mais de 140 mil lojistas em um mercado extremamente fragmentado e offline. No país, apenas 1% das transações B2B ocorrem via e-commerce.
Ao unirem forças, as empresas acreditam ter todos os elementos para impulsionar o crescimento. Como missão, Rafaela Khouri, vai aplicar todo o seu conhecimento do mercado brasileiro e suas particularidades para seguir com a estratégia de expansão para novos estados.
Dentro deste mercado, uma das maiores oportunidades para inovação está em aprimorar o acesso à informação. Com o formato de marketplace, a empresa ajuda vendedores a alcançarem um público maior e empodera consumidores com mais controle e opções de escolha, o que gera melhores preços e possibilita a melhoria da qualidade habitacional do país.

Com informações da BeetHouse 12/06/2024