A Syos, startup carioca que monitora geladeiras comerciais utilizando soluções de Internet das Coisas (IoT) e Analytics, anunciou a sua fusão com a Pack ID, empresa catarinense especializada no monitoramento de temperatura e umidade em tempo real.Syos anuncia fusão com Dj

Em atuação desde 2019, a Syos foi fundada por Paulo Lerner, que atua no setor de IoT há mais de 10 anos. A startup nasceu como uma spin-off da THINC, companhia de telemetria para redução de custos de frota presente no mercado desde 2005.

Sua plataforma de gestão da cadeia de frios é voltada ao varejo alimentar, com o intuito de otimizar a operação de refrigeradores e garantir a qualidade de produtos por meio de IoT e Inteligência Artificial (IA).

A tecnologia comercializada pela startup é do modelo Software as a Service (SaaS) e Hardware as a Service (HaaS), com cobrança por equipamento monitorado.

Atualmente, os equipamentos da Syos já estão em mais de 30 mil refrigeradores da Coca-Cola no Brasil. Entre os clientes, também estão Grupo Big, Imbera e Green Yellow.

O mercado em potencial inclui setores de supermercados, lojas de conveniência, bares, restaurantes, hotéis, farmácias e bens de consumo embalados.

Em 2021, a Indicator Capital investiu R$ 12 milhões no negócio através do fundo Indicador 2 IoT.

Já a Pack ID foi fundada em 2016 e tem sede em Chapecó, principal polo da região oeste de Santa Catarina. Os fundadores são Caroline Dallacorte, que atua como diretora administrativa, e Thales Akimoto, o diretor comercial da startup.

Os dois se conheceram durante a graduação na Universidade Comunitária da Região de Chapecó. O terceiro sócio é Duan Bressan, o diretor técnico.

A solução da Pack ID contempla sensores de radiofrequência, que, através de uma conexão com a internet, enviam as informações de temperatura e umidade para a nuvem, podendo ser acessadas por meio de qualquer dispositivo em tempo real.

Com a tecnologia, gestores e responsáveis pela qualidade, logística e cadeia de suprimentos podem evitar possíveis variações de temperatura e, consequentemente, a perda financeira em função de produtos impróprios para consumo.

Em 2020, a startup recebeu um investimento de valor não revelado do Women Entrepreneurship (WE), programa de incentivo da Microsoft ao empreendedorismo feminino.

Com a fusão, o time da PackID será incorporado na nova estrutura, que fica sob o nome Syos. O CEO continuará sendo Paulo Lerner, enquanto Caroline Dallacorte, até então CEO da PackID, entra para o time exercendo a função de diretora de crescimento.

A ideia da Syos é avançar ainda mais na frente de varejo e entrar no segmento farmacêutico, onde está a maior parte dos clientes da PackID…Leia mais em baguete 12/04/2023