A bolsa brasileira foi tomada por uma onda de aberturas de capital de empresas de tecnologia neste ano. Mas quem puxou a fila de IPOs foi uma companhia que chegou à B3 em dezembro de 2020: a Neogrid (NGRD3).

Mas depois de um começo promissor, as ações da empresa de software catarinense acabaram tendo destino parecido ao da maioria das novatas na bolsa. Desde a estreia, os papéis acumulam queda de quase 40%.

A perda se acentuou nas últimas semanas, após o anúncio de que Eduardo Ragasol, o CEO que conduziu a companhia no processo de abertura de capital, está de saída do cargo.

Leia também demais posts relacionados a Neogrid no Portal Fusões & Aquisições

O trabalho de sucessão é liderado pelo conselho de administração da Neogrid e conta com o apoio de uma consultoria externa. O atual CEO também participa da escolha e não pretende deixar o comando antes da escolha do substituto, o que deve ocorrer até o primeiro trimestre de 2022.

Além das mudanças internas, o desempenho das ações da Neogrid acompanhou a piora da bolsa como um todo em consequência da alta dos juros e da piora na percepção dos investidores com as novatas do setor de tecnologia.

Mas Ragasol não se exime do próprio papel e da companhia nesse processo. “Temos uma dívida importante com os investidores no preço da ação. O desempenho na B3 não tem sido bom”, me disse o CEO, em uma entrevista por videoconferência.

Neogrid quer acelerar crescimento
Para entregar os planos traçados aos investidores no IPO, a Neogrid precisa agora acelerar o processo de crescimento, segundo Ragasol. “Temos uma responsabilidade com os 65 mil investidores que participam de nossa empresa, e precisamos responder com resultados.”

A empresa fechou até agora três aquisições e um investimento minoritário com o dinheiro captado dos sócios na bolsa na abertura de capital:

Mesmo após as aquisições, a Neogrid segue com R$ 325 milhões em caixa, conforme o balanço do terceiro trimestre. Isso significa que a companhia tem bala na agulha para novas oportunidades. “Temos um pipeline sólido”, diz Ragasol.

Além das sinergias típicas nesse tipo de negócio, o critério adotado para fechar qualquer negócio é a avaliação de como a companhia a ser adquirida pode se beneficiar da plataforma da empresa.

Os sistemas da Neogrid atendem e conectam mais de 160 grandes redes de varejo com 150 mil fabricantes e distribuidores. Esse é o tipo de operação que se tornou ainda mais essencial em tempos de pandemia, que provocou a quebra de cadeias de suprimentos globais em vários setores.

Além de novas aquisições, a Neogrid precisa mostrar crescimento dos negócios atuais, incluindo as companhias compradas com o dinheiro captado dos investidores, defende o CEO.

O resultado da Neogrid no terceiro trimestre, em particular, foi decepcionante, com queda do lucro líquido e do Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de impostos, juros, depreciação e amortização), apesar do avanço da receita.

Os números foram afetados por maiores investimentos na plataforma tecnológica e na área de “cyber security” e têm um impacto mais pontual, segundo Ragasol. “Sabemos que era algo não alinhado com expectativa, mas necessário.”

Ventos contrários
O panorama de juros em alta e pressões inflacionárias aqui e no exterior tornam a missão de crescer mais rápido mais difícil para a Neogrid. “Os ventos econômicos estão contra e fazem parte da equação, mas a companhia tem sido resiliente.”

Ragasol destaca que as soluções oferecidas pela Neogrid estão no centro das operações dos clientes, com ferramentas que ajudam, por exemplo, na melhoria da gestão de estoque e de capital de giro.

A Neogrid também aposta no avanço da adoção dos sistemas das empresas adquiridas, que incluem plataformas de análise do comportamento dos consumidores e de promoções. Isso sem falar em ferramentas para o comércio eletrônico, que deve seguir em alta mesmo depois da pandemia.

“Estamos confiantes de que, com esse arcabouço de soluções, podemos sustentar o ritmo de crescimento que a gente quer.”

Neogrid: transformação com o IPO
Apesar do desempenho abaixo do esperado das ações, o CEO da Neogrid faz um balanço positivo do IPO e se mostra ciente do compromisso com os novos sócios. “O investidor dá para você um cheque, que tem que ter um destino muito claro e que sustente uma tese de crescimento.”

Mas os ganhos para a companhia vão além do dinheiro que entrou no caixa. “Foi uma experiência transformadora para a companhia, que entrou em uma dinâmica de execução muito mais precisa e exigente.”

Vale lembrar que os controladores da Neogrid não são novatos em bolsa. Miguel Abuhab, atualmente na presidência do conselho da companhia, também foi fundador da Datasul, que chegou a ter ações na bolsa antes de se unir à Totvs… Leia mais em Índices Bovespa 03/12/2021