A Tencent Cloud, braço de computação na nuvem da gigante chinesa Tencent, acaba de abrir um data center em São Paulo.

Com a novidade, a empresa finalmente chega à América Latina, depois de criar uma rede global com 27 regiões e 68 zonas de disponibilidade.

O novo DC é Tier 3, certificado PCI DSS e ISO 27001 e tem conexões de fibra ótica de rede redundantes para muitos hubs de troca de rede em São Paulo, que é mais ou menos o que se espera de uma estrutura de um player desse porte.

Leia também demais posts relacionados a Telecomunicações e Mídia no Portal Fusões & Aquisições.

No mais, a nota da Tencent oferece ainda menos informações sobre o seu DC do que a média dos comunicados do tipo, que costumam ser misteriosos.

Assim, não se sabe exatamente qual é o tamanho, onde fica e quanto custou o DC, nem se ele é próprio ou de terceiros, ou se executivos brasileiros foram contratados para liderar o negócio (pode ser que não: a reportagem do Baguete não encontrou funcionários brasileiros da Tencent Cloud no Linkedin).

A Tencent também não abre quais são as suas metas para presença na América Latina, citando apenas as possibilidades para empresas da região interessadas em expandir operações na Ásia e também que seus produtos são aderentes “em particular” para empresas da área de mídia, jogos, redes sociais e fintechs.

A informação mais concreta da nota sobre a presença da Tencent no país é o fato da Level Up!, uma grande empresa da área de games, ser cliente.

A Level Up! combina bem as duas características de clientes potenciais e também é uma empresa na qual a Tencent comprou uma participação de 49% em 2012,

Fundada em 2002 nas Filipinas, a empresa chegou no Brasil já em 2004, por meio de um acordo com a Tectoy, e já no ano seguinte começou a lançar jogos no país.

Hoje já são mais de 30 jogos no mercado brasileiro, incluindo grandes sucessos no nicho como Ragnarök Online e Grand Chase. De acordo com o Linkedin, a empresa tem 269 funcionários no Brasil (alguns talvez agora responsáveis pela operação Tencent Cloud?).

Os jogos são online, reunindo milhares de jogadores simultâneos (o recorde é 22 mil, só no Brasil), o que torna a empresa um negócio intensivo em processamento de dados…Saiba mais em baguete.25/11/2021