O Twitter anunciou hoje que concluiu a venda de sua plataforma de anúncios para celular, MoPub, para a fabricante de jogos para celular e fornecedora de software de marketing AppLovin por US $ 1,05 bilhão em dinheiro. O acordo foi anunciado pela primeira vez em outubro de 2021, após a revelação do Twitter de seu plano de dobrar sua receita até 2023 para chegar a US $ 7,5 bilhões ou mais.

Embora o MoPub tenha ajudado o Twitter a gerar aproximadamente $ 188 milhões em receita anual em 2020, o Twitter agora vê mais potencial no desenvolvimento de outras áreas de seus negócios em meio ao desenvolvimento acelerado de produtos. Especificamente, a empresa disse que agora está redirecionando seus recursos para anúncios baseados em desempenho, pequenas e médias empresas e comércio.

Hoje, o Twitter reiterou seus planos de promover o desenvolvimento de seus produtos próprios e operados.

“Com a venda do MoPub concluída, continuamos a concentrar nossos esforços no aprimoramento de anúncios em nossa plataforma. Nosso objetivo é oferecer um crescimento mais rápido em áreas-chave e acelerar o desenvolvimento de nosso produto ”, disse Bruce Falck, gerente geral de produtos de receita do Twitter, em um comunicado de imprensa.

Leia também demais posts relacionados ao Twitter no Portal Fusões & Aquisições.

Twitter conclui venda de MoPub

Anteriormente, o CFO do Twitter, Ned Segal, tinha notado como a venda da MoPub permitiu que o Twitter se concentrasse no “enorme potencial para anúncios” em seu site e aplicativos móveis.

Mas o negócio também representa uma oportunidade para o Twitter investir em novas áreas de seus negócios que podem permitir a expansão de seu modelo de receita para além da publicidade apenas. A empresa, durante o ano passado ou assim, acelerou significativamente o ritmo de desenvolvimento de produtos com lançamentos como suas salas de bate-papo de áudio chamadas Twitter Spaces, boletins informativos (por meio de sua aquisição Revue), comunidades online, um projeto de desinformação de desinformação Birdwatch, serviço de assinatura paga Twitter Blue, ferramentas e recursos de economia do criador como Super Follow e dicas, criptografia, e-commerce incluindo compras ao vivo e muito mais. Combinados, esses produtos dão ao Twitter mais oportunidades de buscar receita de novas maneiras – como comissões em eventos com ingressos ou assinaturas, por exemplo.

A venda do MoPub também ocorreu em um momento em que a indústria de anúncios móveis havia sido abalada pelas mudanças implementadas pela Apple em sua versão mais recente do sistema operacional móvel iOS. Com as novas ferramentas focadas na privacidade da Apple, mais consumidores agora podem optar por não serem rastreados por aplicativos e anunciantes, tornando um negócio como o MoPub muito menos interessante para o Twitter. AppLovin, no entanto, vê a oportunidade ao alavancar as ferramentas de demanda e fornecimento da MoPub em sua plataforma de mediação in-app maior, MAX, em seguida, migre editores e parceiros de demanda para a plataforma unificada, aumentando ainda mais seus negócios.

No hora do negócio, O software da MoPub foi usado por 45.000 aplicativos móveis para gerenciar sua monetização e atingiu 1,5 bilhão de usuários endereçáveis ​​em todo o mundo, disse o AppLovin.

Esperava-se que a aquisição fosse concluída no início de 2022.

O Twitter observou hoje que a plataforma MoPub, incluindo mediação de rede, Lances avançados e Marketplace, será encerrada em 31 de março de 2022. O painel e relatórios do MoPub estarão disponíveis até 8 de abril de 2022. Os editores terão um período de transição de 90 dias de perto para migrar da plataforma MoPub para a plataforma MAX da AppLovin… Leia mais em Teg6 03/01/2022