SÃO PAULO – Após registrar prejuízo global no resultado do semestre, a francesa Veolia Environnement – que presta serviços ambientais e de transporte – decidiu realizar uma reestruturação de seu posicionamento global e vender seus ativos em 37 países até 2013. Segundo o balanço dos primeiros seis meses, a empresa destaca dificuldades na Europa, Estados Unidos e Norte da África.

O lucro líquido da companhia em todo o mundo passou de 374 milhões de euros no primeiro semestre de 2010 para um prejuízo de 67 milhões de euros no mesmo período deste ano.

Entre as atividades que se encerrarão com prioridade estão as operações de transportes no Marrocos, além de serviços diversos no Egito, nos Estados Unidos e na Europa. A empresa destaca que quer concentrar suas atividades em menos de 40 países – hoje, está presente em 77.

De acordo com a empresa, o Brasil não está dentre os países dos quais a empresa pretende se retirar. Segundo os diretores da Veolia Water (divisão de tratamento de água da empresa) no Brasil, em cinco anos a empresa quer fazer a receita alcançar 30% do faturamento global da unidade.
Em todo o mundo, a divisão de água é a responsável pela maior parte do faturamento da empresa – que se divide em quatro unidades: Water, Environmental Services, Energy Services e Transport.
Fonte:Valor05/08/2011