O Walmart México anunciou a aquisição da Trafalgar Solutions, uma fintech especializada em soluções de pagamento digital. Com este movimento, a Trafalgar passará a designar-se por Cartera Digital Walmart, SA de CV e permitirá à cadeia de autosserviço oferecer uma plataforma de pagamento diferente do dinheiro e sem necessidade de cartão de crédito. A fintech já possui as autorizações necessárias para operar como Instituição de Fundos de Pagamento Eletrônico (IFPE) e oferecer serviços como transferências interbancárias (SPEI) para qualquer instituição bancária do país.

A empresa anunciou recentemente que pretende oferecer a seus clientes opções de crédito para compras em suas lojas e simplificar transações e pagamentos. Segundo Marcelino Herrera Vegas, vice-presidente sênior de Serviços Financeiros da empresa, “esta aquisição é mais uma peça que nos permitirá continuar criando soluções para milhões de clientes e parceiros no México, em linha com nosso propósito de ajudá-los a economizar dinheiro e viva melhor.”.

A fintech possui um portfólio de soluções que permite aos seus clientes obter crédito digital em minutos e receber remessas. Além disso, a empresa está aproveitando sua rede de distribuição no México e nos Estados Unidos para simplificar a coleta. De acordo com Herrera Vegas, “estamos comemorando um marco em nossa empresa ao nos aventurarmos no setor de fintech”.

Walmart conclui a compra da fintech Trafalgar

O Walmart apresentou o Cashi em 2018, ano em que a empresa deu a volta por cima e lançou sua estratégia omnichannel. A intenção da empresa era que seus clientes tivessem uma plataforma de pagamento diferente do dinheiro e que não exigisse o uso de cartão de crédito. O aplicativo móvel pode ser usado em dispositivos Android e Apple e também pode ser usado para pagar no e-commerce do Walmart.

Até agora, a Cashi permite que seus clientes façam pagamentos digitais em suas diferentes lojas online e físicas, além de pagar por serviços, recargas de crédito e solicitar um crédito e, em um futuro próximo, permitirá o envio e recebimento de remessas. Por enquanto, ele conecta os usuários com os bancos para que tenham acesso ao crédito para comprar nas lojas.

Em 2022, a Cashi fechou com 5,4 milhões de clientes e para este ano o Walmart México exercerá recursos de 23,1 bilhões de pesos, incluindo a compra da fintech.

Entre os benefícios do uso do aplicativo está o reembolso de 2% do total das compras em todas as lojas da rede de autoatendimento, ou seja, para cada 1.000 pesos comprados, 20 são descontados.

Também é possível pagar serviços de telefonia fixa e internet de empresas como Telmex e Dish, e de televisão a cabo, como Sky, Total Play, Izzi, Megacable, Dish e Blue Telecomm. Também permite pagamentos por serviços e plataformas como Netflix, Spotify, Uber, PlayStation e Xbox.

Em 7 de março, a empresa informou que para este ano usará recursos de 23,1 bilhões de pesos, um aumento de 27% em relação ao ano anterior. Parte desse valor considera a compra de uma fintech, sem revelar o valor.

Com esse movimento, o Walmart segue o caminho da Oxxo, que com sua fintech Spin obteve autorização para se organizar e operar como um IFPE em outubro deste ano. Os usuários do Spin podem enviar e receber dinheiro por meio de transferências eletrônicas, pagar por serviços e comprar créditos no app, além de fazer depósitos e saques e obter um cartão VISA que pode ser solicitado em qualquer loja Oxxo… leia mais em Expansion 10/04/2023