O varejo pet está se consolidando em torno de alguns poucos nomes — mas o nicho de mercado que trata da saúde dos bichinhos ainda é um verdadeiro oceano azul.

Não há nenhuma rede de hospitais para pets consolidada, e o mercado continua fragmentado em hospitais regionais pouco profissionalizados.

Dois ex-executivos do BTG estão tentando mudar isso.

Chang Lee, que trabalhou seis anos no private equity do banco, e Rodrigo Gatti Pinheiro, um ex-analista da mesma área, estão construindo a WeVets, uma espécie de ‘Rede D’Or dos pets’ — comprando hospitais de referência nesse setor e abrindo outros do zero.

Os fundadores acham que a analogia com a empresa dos Moll é imperfeita: “Nosso modelo de negócios é muito mais próximo a uma Oncoclínicas do que Rede D’Or. Como são os veterinários de bairro que indicam os nossos hospitais, o relacionamento é muito importante.”

A WeVets já tem um portfólio de sete hospitais — incluindo o Hospital Rebouças, um dos mais tradicionais de São Paulo, e o Mundo Animal, referência em Porto Alegre.

Leia também demais posts relacionados a Pets no Portal Fusões & Aquisições.

WeVets quer criar a ‘Rede D’Or dos pets’

Para financiar a empreitada, a WeVets já levantou R$ 100 milhões com a TreeCorp, a mesma gestora que investiu na Zee.Dog, hoje parte da Petz.

“Em vez de focar nos serviços de baixo valor agregado, estamos focando apenas na alta complexidade: diagnósticos, internações, cirurgias e especialidades como cardiologistas e oncologistas,” Chang disse ao Brazil Journal. “Já existem muitos desses hospitais regionais, que são tocados por veterinários. Mas estamos trazendo profissionalização, melhores práticas e tecnologia para oferecer uma medicina realmente de ponta.”

O nicho é pouco profissionalizado, o que torna a oportunidade gigantesca.

Além da WeVets, há apenas dois outros players apostando nessa frente: a Pet Care, que tem cinco unidades em São Paulo, e a Seres, que pertence à Petz e tem alguns poucos hospitais de alta complexidade, além de uma rede ampla de clínicas veterinárias.

O plano da WeVets é chegar a 20 hospitais num horizonte de 12 a 18 meses, com um mix de aquisições e greenfield. Como o Brasil tem 500 hospitais para pets, a expansão já daria à WeVets um market share de cerca de 4%…. leia mais em Brazil Journal 24/05/2022