A XP Seguradora exerce opção de adquirir corretora de planos de saúde como parte de estratégia de fortalecer ofertas de produtos e serviços para companhias, na esteira da estreia do banco de atacado

Em agosto do ano passado, a XP começou a testar as águas do mercado de seguro saúde e benefícios corporativos. Para isso, seu braço de seguridade fechou uma parceria com a corretora BTR Benefícios e Seguros para começar a vender planos de saúde e odontológicos a pequenas e médias empresas, conforme revelou com exclusividade o NeoFeed na ocasião.

Um ano depois e diante dos resultados obtidos, a XP decidiu mergulhar de cabeça nesse mercado. Para isso, comprou a BTR, vendo no segmento de seguros de saúde corporativos uma peça relevante em sua estratégia de se fortalecer como um banco com produtos e serviços para empresas.

“Essa aquisição foi bastante oportuna justamente nesse momento de consolidação e crescimento dos serviços de atacado”, diz Roberto Teixeira, sócio e head da XP Seguridade, ao NeoFeed. “O que a gente constatou nesses 12 meses foi que os planos de saúde são um produto extremamente relevante para as empresas e para o segmento de atacado.”

O acordo firmado com a BTR no ano passado previa uma opcionalidade para a XP comprar a corretora ao final de 12 meses. Ela acabou exercida diante do bom desempenho que a parceria demonstrou no período, já tendo fechado 60 mil contratos com empresas. Os detalhes financeiros da transação não foram revelados.

XP compra BTR

Como parte do acordo, o fundador da BTR, Bruno Autran, se tornou sócio e head de saúde e seguros corporativos da XP Seguridade. Sem revelar as metas estabelecidas para o segmento de saúde, ele afirma que o foco é investir na plataforma de gestão de planos de saúde e benefícios corporativos do mercado.

A XP Seguridade desenvolveu um marketplace com produtos da maioria das operadoras e seguradoras do mercado, como Bradesco Seguros, SulAmérica, Porto Seguro, Hapvida, Unimed e Omint.

“Saúde, especificamente, na maioria das empresas, corresponde ao segundo maior custo. Quando você apresenta uma solução de saúde, de benefícios para aquela empresa, você ajuda a resolver esse problema. Nós estamos conseguindo fazer isso, enquanto a oferta dos nossos concorrentes não tem essa solução”, afirma Autran.

A oferta de seguros complementa a estratégia da XP de se posicionar como um banco para empresas, para além dos investimentos para pessoas físicas, área em que ficou conhecida e se tornou referência, fechando o segundo trimestre com R$ 846 bilhões em ativos sob custódia.

Em junho, a XP anunciou o lançamento de seu banco de atacado, para atender companhias, investidores institucionais e clientes com alto patrimônio. A XP Seguridade não foi incorporada nessa nova estrutura, mas a parte de seguros corporativos é vista como relevante para fortalecer o atendimento a empresas…… leia mais em NeoFeed 15/08/2022