A XP e o Banco Modal assinaram os documentos definitivos para a combinação dos seus negócios. A informação foi divulgada em comunicado ao mercado feito pelo Banco Modal nesta quinta-feira. A aquisição do Modal pela XP foi anunciada em 7 de janeiro deste ano, dando continuidade a uma série de aquisições da empresa.

Segundo o comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a estrutura da operação e seus termos e condições permanecem os mesmos já divulgados, inclusive no que diz respeito à relação de troca de ações.

De acordo com especialistas, a compra do Banco Modal pela XP é mais um passo da agressiva estratégia de expansão da companhia fundada e controlada por Guilherme Benchimol.

O negócio traz para o portfólio de produtos financeiros da corretora uma empresa com grande expertise em serviços bancários tradicionais, área que a XP busca desenvolver para fazer frente aos grandes bancos.

Caso a operação seja aprovada pelo Banco Central e pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), a XP passará a operar quatro corretoras — pois, além de si própria, já tem Rico e Clear. XP e Modal estimam que a aprovação ocorra em 15 meses.

O Modal informou que o fechamento do negócio ainda está sujeito ao cumprimento de determinadas condições, como a aprovação de seus acionistas em assembleia em assembleia geral extraordinária.

XP dá mais um passo na aquisição
Pixabay

Troca de ações

No último dia 2 de maio, a XP entregoiu à SEC, a comissão de valores mobiliários dos Estados Unidos, a proposta formalizando a incorporação das ações do Banco Modal com entrega de ações preferenciais resgatáveis do Banco XP aos acionistas do Modal. receberão as ações da XP os acionistas do modal com posições até o último dia 3 de maio.

Com a operação, os acionistas do Modal vão se tornar acionistas diretos da XP através da posse de BDRs, recibos de ações da companhia, que são negociados na B3.

No total, os acionistas do Modal receberão até 19,5 milhões ações da XP divididas pelas ações do Modal em circulação até a data anterior da conclusão da incorporação, excluindo-se papéis em .. leia mais em O Globo 05/05/2022